Depois de ser uma das selecionadas para representar Portugal na edição de 2017-2018 dos Prémios EmpreendedorXXI, a Immunethep traz “para casa” um prémio de 25 mil euros, ao sagrar-se vencedora na categoria de Ciências da Vida.

tek Immunethep

A biotecnológica nascida na Universidade do Porto desenvolve imunoterapias que se baseiam na descoberta de um mecanismo de virulência, partilhado pelas diferentes bactérias que causam infeções bacterianas mortais.

Nesse sentido, está a desenvolver a vacina PNV1 (Paragon Novel Vaccine) que pretende ser a primeira vacina capaz de prevenir infeções de múltiplas bactérias e de todos os seus serotipos, desde o útero até à terceira idade.

As empresas CoolFarm, que desenvolve soluções inteligentes para produções agrícolas, e Heptasense, que dispõe de uma plataforma integrada de reconhecimento de gestos, também ficaram entre as três finalistas das suas categorias, Agroalimentar e Tecnologia de Informação, respetivamente.

As três startups portuguesas vão ter acesso a um programa internacional de desenvolvimento organizado pela escola de negócios ESADE e pela Singularity University, em Sillicon Valley.

Nas restantes categorias dos Prémios EmpreendedorXXI as vencedoras foram as empresas espanholas Genially (Negócios Digitais), Sheetgo (Tecnologias de Informação), Bound 4 Blue (Tecnologias Industriais) e Visual(Agroalimentar.

No total, a edição de 2017-2018 dos Prémios EmpreendedorXXI vai distribuir prémios no valor de cerca de 490 mil euros, tornando-se numa das iniciativas para empreendedores com maior relevância na Península Ibérica

A edição espanhola destes prémios foi lançada em 2007 e, desde então, já participaram na competição mais de 5.000 startups, tendo sido atribuídos 2,5 milhões de euros em prémios monetários e 1,8 milhões de euros em ações de formação e networking internacional.

Os Prémios EmpreendedorXXI realizaram-se pela primeira vez em Portugal em fevereiro de 2017.