A Reatia é uma plataforma portuguesa que recorre a inteligência artificial e a programação neurolinguística para agregar informação sobre os imóveis disponíveis no mercado. O projeto está a atrair a atenção internacional e a empresa acaba de fechar uma ronda de investimento de um milhão de euros liderada pela Olisipo Way, pela Portugal Ventures e pela Wisenext.

O investimento vai permitir a consolidação das suas operações em Portugal, assim como uma expansão para outros mercados europeus. Em comunicado, a Reatia indica que, até ao final do primeiro trimestre de 2021, planeia reforçar as equipas de desenvolvimento, vendas e suporte no país com mais vinte colaboradores. Espera-se que, até ao final do próximo ano, a equipa chegue aos 50 trabalhadores.

Através da plataforma desenvolvida pela Reatia, os agentes imobiliários podem ter acesso a métricas e informação atualizada diariamente acerca do mercado de imóveis. A tecnologia promete ajudar os agentes a poupar mais de duas horas de trabalho por dia, permitindo identificar imóveis duplicados com mais eficácia e rapidez e aumentando o potencial para a escalabilidade do negócio.

Reatia - plataforma agregadora de imóveis
créditos: Reatia

Desde janeiro de 2020, a Reatia teve um crescimento de mais de 500% no número de utilizadores, entre eles agentes de grandes marcas de agências imobiliárias e empresas familiares do ramo.

“Sabemos que temos um conhecimento único do mercado e sabemos tratar os dados com a inteligência artificial, daí o grande crescimento que tivemos desde o nosso lançamento.”, explica Hugo Venâncio, fundador e CEO da Reatia.

O responsável indica ainda que, durante o período de confinamento, a empresa aproveitou o grande fluxo de novos utilizadores e continuou a desenvolver novas ferramentas, como a como a Property Valuation Pro, que permite fazer simulações de avaliação de imóveis.

Ainda neste ano, Hugo Venâncio foi distinguido como um dos dez finalistas do Prémio João Vasconcelos - Empreendedor do Ano 2020, da Startup Lisboa. A Reatia recebeu o primeiro investimento ainda em 2018 para o desenvolvimento da sua tecnologia e afirma-se uma empresa financeiramente sustentável desde o seu primeiro ano de atividade.