Os dados fazem parte do Inquérito ao Emprego, relativo ao 4.º trimestre de 2023, que foi ontem divulgado pelo INE e revelam uma ligeira subida face ao terceiro trimestre do ano. Segundo a informação, "a proporção da população empregada em teletrabalho, isto é, que trabalhou a partir de casa com recurso a tecnologias de informação e comunicação, foi de 17,8% (886,6 mil pessoas), mais 1,2 pontos percentuais (p.p.) do que no 3.º trimestre de 2023".
O trabalho remoto, ou teletrabalho, foi adotado por muitas empresas de forma generalizada durante a pandemia de COVID-19 mas em alguns casos as organizações promoveram o regresso ao trabalho presencial, ou a modelos híbridos, que conjugam alguns dias no escritório com o trabalho em casa.
No relatório o INE faz a separação entre os que trabalham em casa e os que fazem teletrabalho, que são a larga maioria (95,5%). Indica ainda que, entre os empregados que trabalharam em casa, 25,7% (238,7 mil) fizeram-no sempre, enquanto 34,6% (320,9 mil) trabalham em casa regularmente, mediante um sistema que concilia o trabalho presencial e remoto. Apenas 14,8% trabalharam em casa pontualmente, e 24,4% fizeram-no fora do horário de trabalho, um caso que está a crescer .
Os empregados que estão num sistema híbrido trabalharam em casa alguns dias por semana, e o sistema de combinação mais comum foi o que conjuga alguns dias por semana em casa todas as semanas (72,5%, que corresponde a 232,6 mil empregados). Em média, sistema é de três dias por semana em casa.
Ainda segundo a informação partilhada, a maioria (mais de 500 mil) utilizaram computador e smartphone, enquanto 239 mil só usaram o computador. As redes privadas virtuais (VPNs) são também utilizadas pelas maior parte dos profissionais - 57% - sendo que em termos de ferramentas o correio eletrónico domina, com 97,1% de utilização, seguido da videoconferência com 77,7% e aplicações Web, extranet, com 63%, e pastas partilhadas na nuvem com 68,9%.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários