Com os horários flexíveis a serem cada vez mais uma exigência por parte dos trabalhadores, 51% das empresas no novo Diretório da Talent Portugal oferecem também esta opção. Outra das tendências realçadas é a do trabalho nómada, com 6% das empresas a oferecerem aos seus colaboradores a possibilidade de trabalharem remotamente a partir de qualquer lugar ou parte do mundo.

Olhando para as áreas profissionais mais procuradas, os profissionais das Tecnologias de Informação lideram esta lista, sendo requisitados por 76% das empresas. Em segundo lugar surgem a área de Engenharia (64%), e, em terceiro lugar, a de Gestão e Economia (56%). Marketing e Vendas (51%), Recursos Humanos (44%), Finanças e Contabilidade (43%) e Apoio ao Cliente (33%) são também outras áreas de relevo.

A Talent Portugal afirma que as feiras de emprego em Portugal, que têm registado um grande crescimento, dão uma perspetiva semelhante, com a área da Engenharia a liderar (64%). Seguem-se as áreas de Marketing e Vendas, Tecnologias de Informação e Gestão e Economia.

Quais são as profissões mais procuradas e bem pagas em 2024? DevOps e cibersegurança no Top 10
Quais são as profissões mais procuradas e bem pagas em 2024? DevOps e cibersegurança no Top 10
Ver artigo

As empresas estão a diversificar as formas de integração dos novos colaboradores, em particular, no que respeita aos mais jovens e aos formados no ensino superior. 75% das empresas oferecem estágios profissionais, com esta a ser a medida pública de integração com mais adesão. Seguem-se os estágios curriculares, oferecidos por 70% das empresas. 

Os dados da Talent Portugal indicam que os estágios de Verão têm registado um crescimento exponencial nos últimos anos. 52% das empresas já oferecem esta abordagem a estudantes universitários. 

A par dos programas de trainees, disponibilizados por 38%, a realização de teses académicas nas empresas é a mais recente novidade na ligação entre o meio universitário e empresas, estando presente em quase um terço das organizações participantes.

É possível trabalhar em mais de 40% das empresas que integram o Diretório sem saber falar português. 94% das empresas valorizam competências em inglês e o seu desconhecimento é geralmente um fator eliminatório. Além do espanhol, que é procurado por metade das empresas, francês e alemão são línguas requisitadas por 42% e 25% das empresas, respetivamente.

Os distritos de Lisboa e Porto registam a maior concentração de empresas, com 72% e 69%, respetivamente. As regiões do litoral, de Braga a Setúbal, e o distrito de Faro têm também uma forte representatividade na rede empresarial portuguesa.

Segundo a mais recente edição do Diretório de Empresas, a saúde e bem-estar dos colaboradores é cada vez mais uma prioridade para as organizações. Ao todo, 20% disponibilizam espaços de relaxamento e 13% oferecem aulas de fitness e ginástica.

Outra das tendências em crescimento é o compromisso com o bem-estar familiar dos seus colaboradores, com 20% das empresas a oferecerem serviços de Ticket Educação e Ticket Infância. Perto de um terço das empresas oferecem seguro de saúde para toda a família.