Num email interno, que a publicação Electrek teve acesso, a Tesla prepara-se para despedir funcionários, depois de ter reportado uma quebra na distribuição dos seus veículos no último período, a primeira vez desde 2020. Na mensagem de Elon Musk lê-se que “Não existe nada mais que eu deteste, mas tem de ser feito”, acrescentando que a medida vai permitir criar mais inovação para o próximo ciclo de crescimento.

A publicação avança que a tesla poderá despedir mais de 10% dos seus trabalhadores a nível global, significando um impacto em cerca de 14.000 dos 140.473 funcionários da empresa. Ainda assim não se sabe quais os departamentos e equipas da Tesla vão ser impactadas. Entre algumas medidas tomadas nos últimos meses encontram-se o cancelamento de alguns prémios em ações, assim como a redução da produção da Gigafactory em Xangai.

Em antecipação à apresentação de resultados marcado para o dia 23 de abril, a Tesla já referiu que não iria conseguir obter os resultados inicialmente projetados para o primeiro trimestre do ano. Houve um abrandamento de vendas no início de 2024 que tiveram impacto nas mais recentes contas da fabricante.

De recordar os recentes rumores de que a Tesla poderia cancelar o lançamento do modelo mais barato, Model 2, apontado com um preço de 25 mil dólares. E o reajuste da empresa poderá também estar relacionada com a preparação da entrada no mercado dos robotáxis, que Elon Musk prometeu anunciar em agosto.