Os veículos da empresa de Elon Musk estão equipados com múltiplos sensores, incluindo câmaras, para orientar as ferramentas de assistência à condução, destaca a denúncia apresentada na sexta-feira por por Henry Yeh, proprietário na Califórnia de um Model Y, e consultada esta segunda-feira pela agência de notícias France-Presse (AFP).

Os funcionários acederam às imagens "não com o propósito declarado de comunicar, prestar serviços e melhorar os sistemas de condução dos veículos da Tesla", destaca a queixa.

Mas "para o entretenimento de mau gosto e criminoso dos funcionários da Tesla e possivelmente de pessoas de fora da empresa", acrescenta o documento, que tem como base em depoimentos relatados na quinta-feira pela agência Reuters.

Segundo a agência, entre 2019 e 2022, grupos de funcionários terão partilhado em privado, através de um sistema interno de mensagens, vídeos invasivos e imagens das câmaras dos carros de clientes, como demonstraram entrevistas a nove colaboradores da Tesla.

Por onde anda o Tesla Roadster que viaja pelo espaço há cinco anos?
Por onde anda o Tesla Roadster que viaja pelo espaço há cinco anos?
Ver artigo

Os denunciantes sublinham agora que os funcionários têm divulgado "gravações de clientes da Tesla em situações privadas e constrangedoras, como o vídeo de um homem a aproximar-se de uma viatura Tesla completamente nu, vídeos de acidentes ou agressões na estrada".

Também é possível apurar onde os vídeos foram feitos, possibilitando assim identificar o proprietário do veículo, ao contrário do que a empresa afirma, salienta ainda a denúncia.

O autor da queixa, que acusa a Tesla de invasão de privacidade, violação dos direitos do consumidor, quebra de contrato e negligência, entre outras coisas, está pedir uma indemnização.

A Tesla não respondeu imediatamente a um pedido de resposta da AFP.