A Tesla revelou recentemente uma previsão de prejuízo para o primeiro trimestre de 2019, levando a empresa a desvalorizar 4,1%, em resposta. E um dos planos de ataque à “crise” foi a revelação de uma versão “low-cost” do Model 3. Mas acima de tudo, a empresa de Elon Musk anunciou que iria fechar as lojas da marca, passando o negócio exclusivamente para o online, de forma a reduzir o preço dos automóveis.

Não se sabe se o anúncio pretendia “agitar as águas” e ver a reação dos clientes, mas o certo é que a empresa recuou na estratégia, ou parte dela. A Tesla menciona agora que nas últimas duas semanas tem avaliado todas as suas lojas de retalho e a sua localização, tendo decidido manter abertas significativamente mais postos do que aquelas que estavam previstos inicialmente na sua estratégia.

A Tesla explica que quando fecharam recentemente 10% das suas localizações de vendas, foram escolhidas as lojas desenhadas para visitas do público, mas que não atraiam muitas pessoas. Reforça ainda que estas lojas iriam fechar, de qualquer forma, mesmo vendendo todos os automóveis. No entanto, as lojas que foram fechadas em locais com grande visibilidade serão reabertas, mas com menos trabalhadores na equipa.

A fabricante está agora a observar o desempenho de 20% de outras localizações e dependendo da sua eficácia nos próximos meses, algumas serão fechadas e outras irão manter-se abertas. E como resultado de manter mais lojas abertas, a Tesla necessita de subir o preço dos veículos a nível global, em cerca de 3%. Ou seja, inicialmente previa-se uma redução do preço dos automóveis em 6%, mas mantendo metade das lojas abertas, também a redução do valor ficará pela metade. As lojas terão ainda alguns modelos em inventário, para os clientes que desejem de imediato levar um carro.

A Tesla esclarece que os interessados em adquirir um Tesla terão uma semana para fazer a encomenda antes dos preços subirem, mantendo-se a oferta até ao dia 18 de março. Esse aumento não afetará o tal modelo económico do Model 3, que se manterá nos 35.000 dólares. A estratégia das vendas online mantém-se, assim como o serviço de retorno das viaturas por insatisfação até sete dias ou 1.000 milhas percorridas.

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