A ByteDance, a empresa responsável pela aplicação TikTok, poderá lançar já em 2019 um serviço de streaming de música, o qual quer ser o próximo "rival" do Spotify ou do Apple Music. A empresa chinesa poderá lançar o serviço em dezembro deste ano em mercados como a Índia, a Indonésia e o Brasil. A chegada aos restantes países ainda está a ser planeada, afirmam fontes próximas da empresa.
De acordo com fontes citadas pelo Financial Times, a empresa estará em conversação com as três “gigantes” do mundo discográfico, a Universal Music, a Sony Music e a Warner Music, para chegar a acordo em relação à utilização dos seus catálogos de música.
Para além de música on-demand, a nova aposta da ByteDance poderá incluir uma biblioteca de pequenos clipes de vídeo que podem ser partilhados pelos seus utilizadores. Para já, a aplicação não tem um nome e, embora ainda não haja muita certeza a nível de preço, espera-se que seja inferior ao custo de 10 dólares por mês de serviços à semelhança do Spotify nos Estados Unidos.
O TikTok conseguiu ultrapassar a marca dos 1,5 mil milhões de downloads na App Store e na Play Store, avança um relatório do website Sensor Tower. A aposta da ByteDance apresenta-se assim no terceiro lugar do “pódio” das aplicações mais descarregadas, a seguir do Messenger e do WhatsApp. O seu crescimento tem como força motriz o mercado indiano, o qual conta com 31% do total dos downloads. Já a China surge em segundo lugar, com 11,5%, e os Estados Unidos em terceiro, com 8,2%.
À medida que planeia a sua expansão para outras áreas do mercado digital, a ByteDance terá de lidar com o escrutínio do governo norte-americano. No início de novembro, o Centro Nacional de Contraterrorismo dos Estados Unidos abriu uma revisão de segurança nacional à sua aquisição de 800 milhões de dólares da aplicação TikTok em 2017.
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