A Landing Jobs publicou o seu estudo anual sobre as carreiras na área tecnológica, o Global Tech Talent Trends 2023, com dados sobre a sua evolução em Portugal. O estudo, realizado em parceria com a Reaktor, concluiu que os principais fatores que impulsionam a carreira dos profissionais de tecnologia no país são os salários e benefícios, assim como o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Mas também procuram melhores condições de progressão na carreira.

Outro resultado a salientar é que o trabalho híbrido continua a ganhar força em Portugal, representando 52% e 42% já é realizado de forma remota. Apenas 6% das empresas estão totalmente de regresso ao escritório. O estudo indica que 22,6% dos profissionais de tecnologia em Portugal estão a trabalhar remotamente para uma empresa de outro país.

Veja na galeria imagens do Global Tech Talent Trends 2023:

O estudo destaca que 49% dos profissionais ligados à tecnologia não querem sair de Portugal, mas 24% deseja mudar-se para outro continente, à procura de melhores salários e qualidade de vida.

No relatório pode ainda ler-se algumas discrepâncias entre o valor que ganha um funcionário em regime de free lancer, mais 58,1%, em média, que um empregado a tempo inteiro. Os cargos mais bem remunerados são de CTO (cerca de 80.000 euros), ao passo que a manutenção e suporte é o menos bem pago (cerca de 29.000 euros).

Por outro lado, a diferença de género, com os homens a ocuparem 80% das posições na área da tecnologia, com vencimentos, em média, superiores a 35% que as mulheres. A média de salário bruto anual é de 46.334 euros, no caso dos ordenados dos homens, enquanto as mulheres está abaixo dos 40.000 euros.