Os três projetos europeus de investigação, ao abrigo do Programa Europeu ESCEL, pretendem apresentar soluções tecnológicas para segmentos como a segurança, proteção e a privacidade de todos os cidadãos, a agricultura de precisão e a nanotecnologia para instrumentos médicos inteligentes.

Luís Miguel Campos, CEO da PDMFC, salienta a importância da aprovação dos três projetos “em simultâneo”, pois permite estabelecer uma “rede de parcerias com algumas das maiores empresas e centros de investigação europeus, o que irá certamente abrir as portas a futuras colaborações quer comerciais quer de investigação”.

Para o responsável, trata-se, não só de um fator de orgulho para a empresa e para o país, mas também de uma “responsabilidade enorme” por se tratar do “desenvolvimento de tecnologia que terá um impacto transversal na sociedade”, contribuindo para uma melhoria das condições de vida de todos os cidadãos.

Composto por 69 parceiros, o projeto Secredas, liderado pela NXP Semi Conductors, na Holanda, tem como objetivo propor e validar, através do desenvolvimento de vários demonstradores, uma arquitetura modular para o desenvolvimento de soluções que garantam segurança, proteção e a privacidade de todos os cidadãos, em particular para sistemas de controlo e automação nas áreas da Saúde e dos Transportes.

O projeto liderado pela Universidad Politecnica de Madrid, em Espanha, AfarCloud, conta com 60 parceiros e tem como objetivo desenvolver soluções tecnológicas para agricultura de precisão com um nível quase total de automação, e que vão ser testadas em ambientes reais na Espanha, Finlândia e Itália.

O projeto Position II, liderado pela Philips Electronics, na Holanda, é composto por 60 parceiros e quer desenvolver nanotecnologia para instrumentos médicos inteligentes e que sejam o menos invasivos possível.