O relatório 2011 Technology Fast 500, da Deloitte, coloca três empresas portuguesas entre as tecnológicas que mais cresceram, durante os últimos cinco anos, na região da EMEA (Europa, Médio Oriente e África). ITSector, Wavecom e Vision-Box são os nomes nacionais a marcar presença no ranking.

A melhor classificada é a ITSector, fornecedora soluções de sistemas de informação fundada em 2005, que aparece no 210º lugar da tabela, com um crescimento de 761 por cento.

Em 253º lugar está a Wavecom, que cresceu 650 por cento. A empresa de engenharia fornece soluções nas áreas de redes sem fios, comunicações unificadas, vídeo vigilância IP e rádio-trunking.

O negócio de computadores e periféricos nas áreas da visão computacional, dados biométricos e sistemas de segurança eletrónica da Vision-Box vale-lhe a 376ª posição do Top 500, que ocupa graças a um crescimento de 437 por cento.

A avaliação é feita com base na taxa de crescimento das receitas das empresas no período em análise, explica a consultora no comunicado que acompanha a divulgação dos resultados daquela que é a 11ª edição anual do relatório.

A análise abrange empresas públicas e privadas de 24 países, tendo o crescimento mais acentuado sido registado nas áreas de Tecnologia, Media, Telecomunicações, Ciências Médicas e Greentech.

O primeiro lugar do ranking é ocupado pela fornecedora de infraestruturas para tecnologia móvel Logic Bilisim, da Turquia, que registou uma taxa de crescimento da receita em cinco anos de 28.617%. O país que assegura maior participação no ranking, é no entanto, a França, com 93 empresas entre as 500 que mais cresceram, seguido pelo Reino Unido, com 86.

Na análise por setores, é o software quem volta a dominar, pelo segundo ano consecutivo, a tabela. Em segundo lugar surge o da Internet, seguido pelas Telecomunicações/Redes.

Semicondutores/Componentes/Electrónica, Biotecnologia/Farmacêutica/Equipamento Médico, Greentech, Computadores/Periféricos e Media/Entretenimento conseguem menos representividade.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico