É mais um episódio da guerra judicial sobre utilização de patentes que opõe a Apple e a Samsung em vários países: um tribunal sul-coreano acaba de ordenar à Apple a retirada das lojas dos modelos iPhone 3GS, iPhone 4, iPad 1 e iPad, alegando que todos estes produtos infringem duas patentes da Samsung ligadas às telecomunicações.


Mas o mesmo tribunal ordenou também que a Samsung retire do mercado o seu smartphone Galaxy S2 e outros modelos com o mesmo tipo de ecrã, alegando que infringem uma patente da Apple relativa à tecnologia de sensores usadas nos displays.


A decisão deste tribunal contemplou ainda o pagamento mútuo de indemnizações financeiras, de modo a compensar eventuais prejuízos causados pelas infrações identificadas: a Samsung deverá pagar à Apple cerca de 22 mil dólares (25 milhões de wons); enquanto a Apple terá de ressarcir a Samsung em cerca de 35 mil dólares (40 milhões de wons).

Os smartphones iPhone 4S e Galaxy S3 ficam de fora do âmbito desta decisão.


Olhando simplesmente para os valores, ficará a ideia que a Samsung acaba por sair vitoriosa desta decisão mas, especialistas em direito citados pelo diário USA Today, relativizam a importância da medida. "Esta é basicamente uma vitória da Samsung em casa" refere ao jornal o advogado especializado em patentes Jeong Woo-sung, explicando que "fora dos nove países (onde a Samsung mantém disputas judiciais com a Apple), a Samsung conseguiu a decisão que pretendia pela primeira vez na Coreia do Sul".


Este processo faz parte de uma disputa mais ampla entre a Apple e a Samsung relativamente a alegadas utilizações indevidas de patentes, cuja principal batalha está a ser travada nos EUA, no âmbito de um processo interposto num tribunal de São José, na Califórnia.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.