O Twitter tem sido uma das celebridades de Wall Street nas últimas semanas, tendo a sua alegada venda atraído bastante atenção.

No entanto, todos os rumores que circundaram este negócio podem não ser mais do que fogo-fátuo.

Informações avançadas pela Bloomberg ao longo do fim-de-semana sugerem que a Salesforce, a Google e a Disney, as empresas tidas como as maiores interessadas na compra, podem ter abandonado a corrida à aquisição do Twitter.

Fontes da agência noticiosa indicam que é muito improvável que algum dos membros desta tríade avance uma proposta de aquisição sobre a plataforma de microblogging.

Dentro da empresa, as opiniões dividem-se relativamente à abertura do capital, com o CEO Jack Dorsey no lado dos opositores e o co-fundador Ev Williams no lado dos que estão a favor da venda.

Sob a liderança de Dorsey, o Twitter tem, em vão, tentado catalisar o crescimento da base de utilizadores mensais ativos. Os acionistas da empresa não veem o CEO com bons olhos, e, na sua grande maioria, estão dispostos a ver a plataforma em novas mãos.

Na semana passada, pessoas familiarizadas com o processo disseram ao Recode que a Google já não planeava lançar uma oferta sobre o Twitter, o que levou as ações a caírem 9%.

Nessa altura, a empresa mostrava-se confiante de que conseguiria concluir todo o processo de aquisição até ao final de outubro. As ambições do Twitter podem já não vir a concretizar-se, pelo menos não no espaço de tempo balizado pela empresa.

Agora, depois de tudo apontar para que os colossos tecnológicos – e a Disney – terem alegadamente abandonado a mesa de negociações, fazendo o valor dos títulos da rede social afundar mais de 13% durante o início da tarde de hoje.

Caso não consiga atrair um comprador sério que consiga, efetivamente, finalizar o negócio, o Twitter vai ter de congeminar novas formas de conquistar utilizadores. A aposta que tem vindo a fazer no desenvolvimento das suas capacidades multimédia, designadamente ao nível do vídeo, é um esforço nesse sentido.