Depois do alegado interesse do Facebook e até de uma parceria única entre três marcas alemãs de automóveis de luxo para a aquisição do serviço Nokia HERE, surge mais um forte concorrente: a Uber. Apesar dos problemas legais que a tecnológica tem enfrentado em vários países, a empresa é uma das startups mais valiosas do mundo e poderá avançar com uma proposta de três mil milhões de dólares.

Apesar de o Google Maps ser a alternativa mais popular junto dos internautas, de acordo com o New York Times o serviço Nokia HERE é responsável por 80% dos serviços de GPS que existem integrados nos automóveis.

Para a Uber a compra da divisão de mapas da Nokia faria sentido na estratégia que a empresa tem vindo a adotar: é cada vez mais uma empresa de logística, que faz a entrega de produtos, do que apenas uma alternativa aos tradicionais táxis.

O NYT cita três fontes próximas ao processo para afirmar que a proposta milionária já foi apresentada, ainda que não tenha sido tornada oficial.

O desfecho do "mapas da Nokia" deverá ser conhecido até ao final deste mês, altura em que se espera que a tecnológica finlandesa anuncie o comprador da ferramenta. Mas a imprensa internacional também tem avançado que a venda da unidade pode até nem se vir a concretizar.

Caso o acordo com a Uber avançasse, a Nokia conseguiria quase metade do valor que pediu à Microsoft para vender a unidade de telemóveis e serviços. Já do lado da Uber esta seria a segunda aquisição num curto espaço de tempo no segmento dos serviços de geolocalização.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico