Num Seminário hoje organizado pela UMIC em conjunto com a ANETIE, Diogo Vasconcelos apresentou às empresas de Tecnologias da Informação nacionais os diversos projectos que o Governo está a desenvolver no âmbito da modernização da Administração Pública, que considera serem oportunidades excelentes para as empresas. O Gestor da UMIC afirmou ainda que considera que o sector das TIC está a sub-aproveitar algumas iniciativas governamentais de apoio à Inovação, nomeadamente os programas coordenados pela Agência de Inovação.



Entre esses projectos Diogo Vasconcelos destacou o IDEIA, que pretende estabelecer ligações das empresas a organismos de investigação, ajudando à sua competitividade, mas também o Apoio à Inserção de Doutorados e Mestres nas Empresas e o NITEC, que pretende promover a criação de núcleos de investigação nas empresas para o desenvolvimento de novos produtos.



"O sector não está a aproveitar estas oportunidades, que permitem o crescimento das empresas", alertou Diogo Vasconcelos, referindo que através destes programas o sector de TIC pode acrescentar mais valia aos seus recursos humanos e garantir competitividade.



O seminário tinha como principal objectivo mostrar às empresas do sector das TIC os projectos que os organismos da Administração Pública têm previstos e em curso, contribuindo, assim, para a promoção da oferta nacional nesta área. Essa ideia esteve bem patente na apresentação de Diogo Vasconcelos, que referiu serem estas oportunidades que não podem ser desperdiçadas pelas empresas.



Para além dos vários projectos que estão a ser preparados pela Administração Pública Central, Diogo Vasconcelos destacou ainda os projectos relacionados com as Cidades Digitais que recentemente foram aprovados e nos quais as empresas de TIC podem dar um contributo importante.



O gestor da UMIC realçou ainda a colaboração que esta Unidade de Missão organicamente dependente do Ministro-Adjunto do Primeiro Ministro mantém com a ANETIE é positivo e que as duas entidades estão a trabalhar em conjunto na criação de um Catálogo caracterizados de todas as empresas TIC em Portugal que poderá dar mais visibilidade às empresas nacionais, uma notícia que o TeK havia já avançado na semana passada.

Notícias Relacionadas:

2004-06-24 - ANETIE prepara catálogo de soluções tecnológicas dirigido à Administração Pública

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.