O responsável máximo pela área da concorrência na União Europeia, Joaquín Almunia, revelou ter pedido mais compromissos à Google por considerar que as propostas da empresa para resolver as acusações de práticas anticoncorrenciais são insuficientes.

"Após a análise do teste de mercado que ficou concluído a 27 de junho, concluí que as propostas enviadas pela Google para a CE não são suficientes para resolver as nossas preocupações", referiu o comissário europeu durante uma conferência de imprensa, citado pela Reuters.

Joaquín Almunia revelou ainda que escreveu uma carta ao presidente da tecnológica norte-americana, Eric Schmidt, onde pede de forma clara a apresentação de melhores remédios para que o pacote de propostas enviados pela Google em abril fique mais completo.

A Google reagiu dizendo que vai continuar a colaborar de perto com a Comissão Europeia mas reitera que as propostas entregues dão resposta às preocupações dos reguladores.

Como o TeK já tinha noticiado em maio, já era quase certo que a Comissão Europeia ia exigir mais concessões à gigante dos motores de busca.

No final de junho centenas de publicações europeias tinham criticado as soluções da Google e tinham pedido ao comissário europeu que rejeitasse os remédios propostos. O grupo de editores pedia resultados não-discriminatórios nas pesquisas no motor de busca Google e referia que os remédios apresentados pela empresa de Mountain View não têm efeitos práticos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico