Até 2028, a utilização de tecnologia de inteligência artificial (IA) nas soluções Salesforce levará à criação de 11,6 milhões de novos empregos em todo o mundo e ao crescimento das receitas das empresas em mais de dois biliões de dólares.

Os dados são de um estudo desenvolvido pela consultora IDC, que calcula o impacto das  tecnologias da Salesforce nas empresas e na economia onde estas operam. O estudo também identifica as principais razões para a adoção de IA, assim como as maiores barreiras.

IA generativa já inspira 1 em cada 6 consumidores na hora de fazer compras
IA generativa já inspira 1 em cada 6 consumidores na hora de fazer compras
Ver artigo

Com edições anteriores do mesmo estudo desenvolvidas em torno de soluções cloud, assim como do seu impacto no crescimento do ecossistema Salesforce, a IDC expandiu a abordagem na versão mais recente, para incluir o efeito da IA em geral - e especificamente o potencial da IA generativa, explica a Salesforce em comunicado.

Além de um impacto real na criação de emprego e no aumento de receitas, o estudo identifica ainda que as principais razões para a adoção de IA estão relacionadas com o aumento da produtividade, enquanto as principais barreiras prendem-se com a formação de recursos humanos, governance de dados, gestão de risco, custo e confiança na tecnologia.

No anterior relatório, feito em 2021, a IDC previa que a Salesforce, juntamente com os seus parceiros, seria responsável pela criação de 9,3 milhões de novos empregos e 1,6 biliões de dólares de novas receitas globais, entre os anos de 2020 e de 2026.

O estudo deste ano destaca o quão poderosa é a IA e como esta transforma os negócios em diferentes verticais, incluindo vendas, serviços, marketing, comércio e TI, sublinha a Salesforce.

De acordo com o relatório Salesforce Economy da IDC, as áreas mais impactadas com soluções IA nas empresas são ajudar as equipas nas suas funções e trabalho diário (45%) e reduzir tarefas repetitivas (42%). Nos próximos 12 meses, as empresas inquiridas esperam ajudar os seus colaboradores a aumentarem a sua produtividade (43%), aumentando as competências de IA (41%) e melhorando a satisfação com o trabalho (40%).

Salesforce aposta na IA para transformar as empresas e o Einstein GPT é o "agente" de serviço
Salesforce aposta na IA para transformar as empresas e o Einstein GPT é o "agente" de serviço
Ver artigo

A falta de competências específicas como Engenheiros de Dados e Modeladores de IA (35%), a AI Governance e gestão de risco (34%), o custo (34%) e a confiança nos dados (31%) são por sua vez os principais desafios identificados.

Engenheiros de Dados e Funções IA (50%) e Business Analysts (43%) foram e vão ser, segundo as conclusões do relatório, as principais funções alvo de recrutamento nos últimos 12 meses e nos próximos 12 meses, respetivamente.

Recorde-se que em 2021, a IDC elaborou um estudo da economia Salesforce em Portugal, prevendo na altura que o impacto seria da criação de até 11.100 empregos no país, gerando mais de mil milhões de euros de receita às empresas portuguesas até 2026.