Até 2028, a utilização de tecnologia de inteligência artificial (IA) nas soluções Salesforce levará à criação de 11,6 milhões de novos empregos em todo o mundo e ao crescimento das receitas das empresas em mais de dois biliões de dólares.

Os dados são de um estudo desenvolvido pela consultora IDC, que calcula o impacto das  tecnologias da Salesforce nas empresas e na economia onde estas operam. O estudo também identifica as principais razões para a adoção de IA, assim como as maiores barreiras.

IA generativa já inspira 1 em cada 6 consumidores na hora de fazer compras
IA generativa já inspira 1 em cada 6 consumidores na hora de fazer compras
Ver artigo

Com edições anteriores do mesmo estudo desenvolvidas em torno de soluções cloud, assim como do seu impacto no crescimento do ecossistema Salesforce, a IDC expandiu a abordagem na versão mais recente, para incluir o efeito da IA em geral - e especificamente o potencial da IA generativa, explica a Salesforce em comunicado.

Além de um impacto real na criação de emprego e no aumento de receitas, o estudo identifica ainda que as principais razões para a adoção de IA estão relacionadas com o aumento da produtividade, enquanto as principais barreiras prendem-se com a formação de recursos humanos, governance de dados, gestão de risco, custo e confiança na tecnologia.

No anterior relatório, feito em 2021, a IDC previa que a Salesforce, juntamente com os seus parceiros, seria responsável pela criação de 9,3 milhões de novos empregos e 1,6 biliões de dólares de novas receitas globais, entre os anos de 2020 e de 2026.

O estudo deste ano destaca o quão poderosa é a IA e como esta transforma os negócios em diferentes verticais, incluindo vendas, serviços, marketing, comércio e TI, sublinha a Salesforce.

De acordo com o relatório Salesforce Economy da IDC, as áreas mais impactadas com soluções IA nas empresas são ajudar as equipas nas suas funções e trabalho diário (45%) e reduzir tarefas repetitivas (42%). Nos próximos 12 meses, as empresas inquiridas esperam ajudar os seus colaboradores a aumentarem a sua produtividade (43%), aumentando as competências de IA (41%) e melhorando a satisfação com o trabalho (40%).

Salesforce aposta na IA para transformar as empresas e o Einstein GPT é o "agente" de serviço
Salesforce aposta na IA para transformar as empresas e o Einstein GPT é o "agente" de serviço
Ver artigo

A falta de competências específicas como Engenheiros de Dados e Modeladores de IA (35%), a AI Governance e gestão de risco (34%), o custo (34%) e a confiança nos dados (31%) são por sua vez os principais desafios identificados.

Engenheiros de Dados e Funções IA (50%) e Business Analysts (43%) foram e vão ser, segundo as conclusões do relatório, as principais funções alvo de recrutamento nos últimos 12 meses e nos próximos 12 meses, respetivamente.

Recorde-se que em 2021, a IDC elaborou um estudo da economia Salesforce em Portugal, prevendo na altura que o impacto seria da criação de até 11.100 empregos no país, gerando mais de mil milhões de euros de receita às empresas portuguesas até 2026.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.