A parceria da Salesforce com a OpenAI para a utilização do ChatGPT nas suas soluções é um dos impulsos relevantes para a empresa tecnológica de Customer Relationship Management (CRM), que está a transformar a forma de trabalhar com as suas plataformas e abre novas possibilidades de relacionamento com os clientes.

"A Salesforce está a aplicar a Inteligência Artificial em todas as aplicações Cloud", explica Fernando Braz, country leader da Salesforce em Portugal, durante um encontro com jornalistas que antecipou o  World Tour Essentials Lisboa. O encontro decorre hoje e conta com casos de várias empresas que usam a tecnologia Salesforce.

A transformação da IA vai chegar a todo o portfólio Customer 360 mas também a outras aplicações como o Slack, facilitando a pesquisa e resumo de informação, assim como a interação com os utilizadores, que podem ter ajuda para escrever emails, identificar leads ou resumit informação de uma conversa na app.

"A inteligência artificial generativa está a mudar a forma como vivemos e trabalhamos e tem um enorme potencial para reduzir as tarefas de rotina", sublinha Fernando Braz, destacando o ritmo acelerado com que está a ser adotada a tecnologia. No caso da Salesforce, a parceria com a OpenAI data de março deste ano, com o investimento de 250 milhões de dólares num fundo de IA generativa, e a empresa já apresentou modelos de aplicação nos seus vários produtos, do CRM ao Tableau.

O Einstein GPT é o novo "agente" da mudança, partindo do sistema preditivo Einstein para aliar a capacidade de previsão do Customer 360 ao modelo do ChatGPT para dar respostas em linguagem natural, criando conteúdo personalizado e automações em várias áreas. Ainda não há uma data definida para o lançamento do Einstein GPT mas Fernando Braz explica que já há vários clientes a testar a tecnologia, embora não em Portugal. A Fórmula 1 e a Ford são dois dos casos referidos.

Portugal é mercado dinâmico mas lento na mudança

Os resultados fiscais da Salesforce para o ano de 2023 mostram um crescimento global de 18% para os 31,4 mil milhões de receitas, e embora não revele dados para Portugal a empresa indica que foi "muito positivo" e que "o mercado português se manteve como um dos mais dinâmicos no universo da empresa, em linha com os países do sul da Europa".

O objetivo é consolidar o crescimento acima da média do sector das TIC e nas grandes empresas, alargando também a presença nos clientes de dimensão média. Fernando Braz revela porém alguma preocupação com a economia portuguesa e a demora na tomada de decisão para apostar em novas tecnologias.

"Temos de apanhar o comboio ou então ficamos para trás. Se as empresas não digitalizarem o negócio e evoluírem no digital perdem a oportunidade", sublinha, admitindo que há falta de músculo e de capacidade de investir mesmo em projetos de valor reduzido e que as empresas estão cautelosas.

Veja o Slack GPT em ação

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Mesmo assim, para o gestor "Portugal está carregado de empresas espetaculares", muitas das quais nascem digitais, mas há ainda sectores muito tradicionais. "Há pessoas que não têm a noção da economia digital e é para lá que o mundo está a ir", justifica.

Segundo os dados partilhados, em Espanha e Portugal existem cerca de 6.000 profissionais no ecossistema que possuem pelo menos uma certificação Salesforce e, entre todas, existem mais de 16.000 certificações. Só em Portugal o número de profissionais certificados cresceu 59%, chegando aos 1.340, e o número total de certificações  no último ano fiscal cresceu 62%, atingindo as 3.154.