A vivo tem vindo a alargar a sua atuação a nível internacional, e também o portfólio de smartphones, conquistando espaço num mercado muito competitivo onde a diferenciação dos equipamentos e a proposta de valor são dois elementos fundamentais. No “histórico” tem alguns modelos de smartphones que se destacaram pela inovação, entre os quais a linha APEX,  sendo a recente parceria com a Zeiss  para as câmaras um dos fatores chave na estratégia de desenvolvimento da área de fotografia.

A empresa nasceu em Dongguan, na China, em 1995, e em 2003 avançou para o mercado de smartphones, mas só em 2020 decidiu criar uma presença local no mercado europeu. Depois de ter estabelecido escritórios em 10 países, Portugal torna-se o 11º mercado com uma presença mais direta, que para já está a ser desenvolvida a partir de Espanha e dos escritórios centrais europeus, mas que em breve passará por criar um escritório em Lisboa, como explicou ao SAPO TEK Carlos Mellado, diretor de Go-To-Market da vivo para Espanha e Portugal.

“Da mesma forma como fizemos em Espanha, estamos a criar uma equipa local em Portugal […] É importante porque conhece melhor o mercado”, explica o porta-voz da marca.  A abordagem é “passo a passo” e é semelhante à que tem sido usada pela vivo a nível global. Ivan Polojac, responsável pela gestão de marca da vivo na Europa, lembra que quando a empresa abriu o primeiro escritório em Madrid, em outubro de 2020, tinha 4 pessoas e que agora tem mais de 40. Em Düsseldorf, nos escritórios centrais, já são mais de 90 os colaboradores ligados à vivo. “Temos uma abordagem muito local a cada país, com uma equipa muito diversa. Sabemos que queremos conhecer os mercados locais para termos um alcance mais global”, justifica.

Atualmente a vivo já está na Alemanha, Áustria, Chéquia, Espanha, França, Itália, Polónia, Reino Unido, Roménia e Sérvia, e em Portugal tem mantido uma parceria com a MEO, operadora do grupo Altice Portugal que comercializa vários modelos de smartphones das linhas X, V e Y.

“O consumidor português é um comprador inteligente, analisa o que vai comprar, e é muito racional […] Temos várias famílias de produtos para diferentes necessidades, com destaque para a família X para quem procura a melhor câmara e um equipamento com melhor desempenho e já começámos a vender em Portugal o X60 Pro, o primeiro com câmara ZEISS”, adianta Carlos Mellado. “Esta parceria é muito importante e associa a vivo a uma das melhores marcas na Europa no que diz respeito à fotografia e queremos que pensar na vivo seja pensar nas melhores câmaras”.

Veja algumas imagens do vivo X60 Pro

A abordagem local da vivo faz também com que a empresa adapte os smartphones em termos de software ao mercado europeu, e ao gosto por uma proposta de Android mais puro, sem tantos widgets, dando ao consumidor a possibilidade de criar a sua própria experiência.

Abordagem “passo a passo” ao mercado

As expectativas para o mercado português são positivas e Carlos Mellado explica que a vivo tem uma abordagem “passo a passo”, que quer garantir um crescimento consistente e sustentável, apostando nos elementos que são relevantes para construir conhecimento da marca, na parceria com a Zeiss e também de ligação aos operadores locais.  O patrocínio de eventos desportivos é uma das apostas e a vivo foi patrocinadora do Europeu de Futebol, e vai também patrocinar o Mundial. Em Espanha patrocina a Liga e o responsável pelo mercado ibérico admite que não está fora de questão fazer o mesmo em Portugal.

“Para este ano temos objetivo de cobrir 50% dos canais de retalho já nos próximos meses, ainda na primeira metade do ano, e aumentar o reconhecimento da marca vivo”, afirma. A vivo está a trabalhar com vários retalhistas no mercado aberto e com operadores, para além da MEO, mas não tem ainda acordos fechados pelo que foi explicado ao SAPO TEK.

Carlos Mellado GMT vivo para Portugal e Espanha
Carlos Mellado GMT vivo para Portugal e Espanha créditos: vivo

A nível global a Counterpoint Research coloca a vivo na 5ª posição do top de venda de smartphones, mas na Europa a empresa ainda não está listada entre as marcas mais relevantes. E também por isso Carlos Mellado é cauteloso na sua abordagem. “Em termos de market share será um sucesso mover a vivo da categoria de ‘outros’ nos rankings de vendas”, afirma, lembrando que “o mais importante é a confiança dos consumidores na marca, os números vêm na sequência disso”.

No roadmap de equipamentos para Portugal estão vários dos novos smartphones lançados nos últimos meses, como o V21, mas o porta voz da vivo não quis adiantar datas. “Quando tivermos novidades vamos anunciar”, sublinha.

O 5G é uma das áreas de aposta, com o portfólio da vivo na segunda metade de 2021 e em 2022 muito focado na tecnologia de nova geração móvel, e uma oferta com várias famas de preços. O mais barato nessa área é o vivo Y52, que custa 259 euros, mas a tendência é para que o preço venha a baixar, tornando estes telemóveis mais acessíveis.