A Vodafone e a Orange foram condenadas ao pagamento de uma multa de 63 milhões de euros, por abuso de posição dominante. A penalização é da autoria do regulador das comunicações romeno.


À Orange cabe uma multa de 34,8 milhões de euros e à Vodafone de 28,3 milhões de euros que representam, respectivamente´, 3 por cento das receitas dos operadores no mercado local, durante o ano de 2010.



O processo que conduziu à decisão regulatória teve início com uma queixa da Netmaster Communications SRL, que em 2006 denunciava ao regulador que as duas empresas não lhe concediam acesso às suas redes.



A informação foi disponibilizada pelo próprio presidente do regulador, Bogdan Chiritoiu, a uma agência noticiosa local. O responsável explicou que no âmbito da queixa as operadores foram acusadas de cobrar preços acima dos legalmente previstos pela interligação às suas redes.



Juntas as duas empresas contam quase 20 milhões de clientes no mercado romeno. Nenhuma das duas aceita a decisão regulatória e por isso ambas pretendem recorrer aos tribunais.