A Vodafone publicou na passada semana os termos da sua oferta pública de compra das acções que ainda não possui na sua unidade portuguesa Vodafone Telecel e que representam 38,6 por cento da companhia. Actualmente, o grupo britânico de telecomunicações móveis possui 61,4 por cento da operadora nacional.

O preço de oferta estabelecido pela Vodafone é de 8,5 euros por acção, face ao preço final da sessão de ontem da Bolsa de Lisboa da Telecel situado nos 8,2 euros. O comunicado informa que a oferta é final e que não irá aumentar. O período de aceitação começa hoje (3 de Março) e termina às 15 horas (tempo de Portugal Continental) de 31 de Março.

Caso o grupo britânico alcance 90 por cento do capital social da Vodafone Telecel, irá exercer o seu direito de aquisição das restantes acções que lhe faltarem de uma forma compulsória, o que resultará na imediata retirada das acções da empresa da Euronext Lisboa - designação actual da Bolsa de Lisboa -, informa ainda o comunicado. A empresa acrescenta que se não conseguir obter essa percentagem do capital após a conclusão da oferta, poderá procurar meios alternativos disponíveis nos termos da legislação portuguesa para retirar as acções da operadora nacional.

O banco de investimento Goldman Sachs International será o representante do grupo Vodafone neste processo, ao passo que o Banco Espírito Santo de Investimento irá desempenhar a função de intermediário financeiro em Portugal em relação à oferta.

Em Janeiro deste ano, a Vodafone anunciou que pretendia investir dois mil milhões de dólares na compra das quotas minoritárias das suas unidades na Suécia, Holanda e Portugal. A companhia já conseguiu obter mais de 90 por cento da sueca Vodafone Europolitan. As acções da Europolitan serão retiradas de bolsa hoje, dia 3 de Março, e o título da empresa irá desaparecer de todos os índices bolsistas.

Notícias Relacionadas:
2003-01-30 - Lucros Vodafone Telecel crescem 24,3% entre Abril e Dezembro

2002-02-19 - Vodafone lança serviços de televisão em directo e MMS com vídeo
2002-11-06 - Vodafone concretiza promessas do 3G com Vodafone live!
2002-05-09 - Vodafone antecipa concorrência e lança MMS