A Vodafone e a Microsoft anunciaram uma parceria estratégica para os próximos 10 anos, que “potencia os respetivos pontos fortes na oferta de plataformas digitais em escala”, anunciou a Vodafone, revelando que vai investir 1,5 mil milhões de dólares na próxima década em serviços de inteligência artificial centrados na nuvem e no cliente, a desenvolver em parceria com a Microsoft.

Nos termos do acordo, a Vodafone vai tirar partido dos recursos de cloud da Microsoft, para modernizar a sua própria infraestrutura, e dos recursos de IA generativa, para melhorar a experiência do cliente em diferentes áreas (na interação com o assistente virtual Tobi, por exemplo) e os seus processos de trabalho interno (com ajuda do Copilot).

As tecnologias de cloud da Microsoft vão ajudar o operador britânico a modernizar centros de dados no Microsoft Azure. A empresa admite que poderá substituir vários centros de dados físicos por virtuais, em toda a Europa, para simplificar e reduzir os custos operacionais do parque informático, numa transição que também ajudará a reduzir consumos energéticos.

IA coloca Microsoft à frente da Apple como empresa mais valiosa do mercado
IA coloca Microsoft à frente da Apple como empresa mais valiosa do mercado
Ver artigo

A Microsoft irá utilizar os serviços de conetividade fixa e móvel da Vodafone e vai também investir na plataforma de conectividade IoT gerida pela Vodafone, que liga já 175 milhões de dispositivos e plataformas em todo o mundo e que a partir de abrir passará a ser uma empresa separada. Em resultado da nova parceria, a plataforma de IoT da Vodafone passará ainda a estar disponível para programadores e parceiros através da plataforma Azure.

Em conjunto, espera-se que as duas companhias desenvolvam novos serviços digitais e financeiros para empresas, especialmente para pequenas e médias empresas. Os resultados do acordo devem beneficiar 300 milhões de empresas, organizações do sector público e consumidores na Europa e em África.

“Os serviços digitais gerados pela nova parceria vão utilizar a mais recente tecnologia de IA generativa para proporcionar uma experiência de cliente altamente personalizada e diferenciada em vários canais”, promete a Vodafone. A operadora garante ainda que estes novos serviços vão ser desenvolvidos seguindo “políticas de privacidade e segurança imparciais e éticas, ao abrigo do quadro estabelecido pela Vodafone para uma IA responsável”.

"Hoje, a Vodafone assumiu um compromisso ousado com o futuro digital da Europa e de África. Esta parceria estratégica única com a Microsoft irá acelerar a transformação digital dos nossos clientes empresariais, particularmente das pequenas e médias empresas, e aumentar a qualidade da experiência do cliente para os consumidores", sublinha em comunicado Margherita Della Valle, diretora executiva do Grupo Vodafone (na foto, juntamente com Satya Nadella, CEO da Microsoft).
Siemens Industrial Copilot junta a Microsoft e a Siemens para desenvolver IA na indústria
Siemens Industrial Copilot junta a Microsoft e a Siemens para desenvolver IA na indústria
Ver artigo

Nos termos deste mesmo acordo, a Vodafone passará ainda a “alargar o seu compromisso de distribuição de serviços Microsoft”, como parte de uma estratégia para se converter na “principal plataforma europeia para empresas". Incluem-se neste leque o Microsoft Azure, soluções de segurança e soluções de produtividade, como o Microsoft Teams Phone Mobile, detalha ainda a nota da operadora. Os 24 milhões de PMEs europeias são o grande alvo deste estratégia.