O Siemens Industrial Copilot, um assistente baseado em inteligência artificial (IA) generativa, que foi  pensado para melhorar a colaboração homem-máquina e aumentar a produtividade, é o principal produto desta parceria que a Siemens e a Microsoft desenvolveram, mas não será o único.

As duas empresas querem desenvolver copilotos para indústrias transformadoras, infraestruturas, transportes e cuidados de saúde, tirando partido do potencial de melhoria da eficiência e produtividade em várias áreas do negócio.

A parceria foi anunciada em novembro deste ano e em Portugal as expectativas são elevadas, como afirmam os responsáveis das empresas. "Estamos entusiasmados com esta parceria global e vamos explorar de que forma esta tecnologia pode ser posta ao serviço deste setor em Portugal", sublinha Andrés Ortolá, Diretor-Geral & Presidente da Microsoft Portugal, enquanto Fernando Silva, CEO da Siemens Portugal, destaca a complementaridade das duas empresas, com forte presença no mercado português, adiantando que "é com grande expectativa que olhamos para o desenvolvimento desta parceria no mercado local, com o objetivo de contribuir para um setor industrial mais eficiente, produtivo e resiliente”.

O Siemens Industrial Copilot é dirigido ao desenvolvimento de código mas estende-se a todo o ciclo de vida industrial. Pretende ajudar os utilizadores a gerar, otimizar e depurar rapidamente códigos de automação complexos, reduzindo significativamente os tempos de programação e simulação e reduzindo a minutos tarefas que antes demoravam horas.

Copilot chega a mais aplicações da Microsoft e "engole" Bing Chat e Bing Chat Enterprise
Copilot chega a mais aplicações da Microsoft e "engole" Bing Chat e Bing Chat Enterprise
Ver artigo

As empresas indicam que o copiloto recebe informações sobre automação e simulação de processos da Siemens Xcelerator, a plataforma de negócios digital aberta da Siemens, e melhora-os através do serviço Azure OpenAI da Microsoft. Nota ainda que os clientes mantêm o controlo total sobre os seus dados, que não são usados para treinar modelos de IA.

A parceria assenta na visão de que os copilotos com IA podem ser uma ajuda para profissionais de várias áreas, como a produção, infraestruturas, transportes e cuidados de saúde. Estão a ser planeados vários copilotos para os setores da indústria transformadora, como a automóvel, bens de consumo embalados e construção de máquinas.

A Schaeffler AG, empresa da indústria automóvel, é um dos primeiros neste sector a adotar a IA generativa na fase da engenharia, para desenvolvimento de código de operação de robots. A empresa quer ainda integrar o Siemens Industrial Copilot nas suas próprias operações com o objetivo de reduzir significativamente os tempos de inatividade, e, mais tarde, alargar a utilização aos seus clientes.

Entre os anúncios que resultam da parceria entre a Siemens e a Microsoft está ainda a integração do software Siemens Teamcenter e do Microsoft Teams, juntando a gestão do ciclo de vida dos produtos com a colaboração, num desenvolvimento que pode potenciar o metaverso industrial. A nova aplicação deverá permitir que milhões de trabalhadores, que atualmente não têm acesso a ferramentas PLM, contribuam mais facilmente para o processo de conceção e fabrico como parte do seu trabalho diário.