A Vodafone Portugal encerrou o ano fiscal com receitas de serviço de 1,2 mil milhões de euros. No último trimestre do ano em análise (entre janeiro e março) alcançou um volume de negócios de 300 milhões de euros, quase igual ao registado nos três meses anteriores (301 milhões de euros). Segundo o relatório e contas do grupo britânico, no entanto, nos últimos três meses do ano fiscal em análise, a operação local teve um crescimento orgânico de 7,4%.

Na nota de resultados, a Vodafone diz que em Portugal tanto o segmento de consumo como de empresas mantêm uma boa performance, também graças ao “aumento de preços contratuais indexados à inflação implementados em março de 2023”. Sobre o último trimestre, a operadora refere ainda que ganhou 167 mil novos clientes móveis no período em Portugal e 58.000 na banda larga fixa.

É feita uma referência ao processo em curso de compra da Nowo, que se mantém bloqueado pelo regulador, não satisfeito com os remédios que a empresa tem proposto para atenuar possíveis impactos da operação para a concorrência do mercado. No final de março houve notícias sobre nova recusa das propostas da empresa pela Autoridade da Concorrência.

Fonte da Vodafone Portugal adiantava à data que “a Vodafone lamenta e discorda do projeto de decisão hoje anunciado pela Autoridade da Concorrência (AdC) que, caso se confirme, inviabiliza a operação de aquisição da Nowo. Perde-se desta forma uma oportunidade para reforçar o nível de competitividade do mercado, que traria claros benefícios para os clientes e para o sector".

No ano fiscal compreendido entre abril de 2023 e 2024, as receitas de serviços da Vodafone em Portugal cresceram 7,8%, enquanto as receitas totais melhoraram 8,2%, para 1,3 mil milhões de euros. A performance local foi em sentido contrário ao dos resultados globais do grupo, que faturou menos 2,5% no ano terminado a 31 de março - 36,7 mil milhões de euros. Os lucros globais da Vodafone também caíram no último ano, 74,6% para 3,7 mil milhões de euros, a refletir o impacto da venda de alguns ativos.

Nota de redação: Notícia com informação corrigida na percentagem de evolução das receitas da operação entre os dois últimos anos.