A Volvo anunciou hoje os planos da sua mudança estratégica para o mercado de automóveis elétricos, prometendo tornar-se líder do segmento premium. A fabricante pretende tornar-se uma empresa totalmente dedicada aos veículos elétricos até 2030. Deixará de fornecer propostas baseadas em motores de combustão, incluindo os modelos híbridos que existem atualmente no mercado. Até 2025, a Volvo espera que 50% das suas vendas sejam de veículos elétricos.
E para dar o arranque à sua nova estratégia de zero emissões, a Volvo apresentou o seu novo veículo elétrico, o C40 Recharge. O veículo tem todos os benefícios de um SUV, mas com um design mais rebaixado e elegante, baseado na plataforma CMA, sendo o primeiro modelo da sua história a ser criado de raiz como um puro elétrico.
A fabricante explica que iniciou a transição para os elétricos como parte do seu plano de ajuda ao combate das mudanças climáticas, procurando reduzir a sua pegada de carbono por cada carro que venda. A empresa tem como base a expetativa de que as legislações acompanhem a transformação do sector automóvel, e sobretudo, que as infraestruturas de carregamento se expandam rapidamente para facilitar a aceitação dos consumidores nos carros totalmente elétricos.
A acompanhar esta decisão está também uma mudança no modelo de negócio da fabricante, com maior foco nas vendas online, considerando que todos os seus modelos elétricos apenas podem ser adquiridos pela internet.
Relativamente ao modelo C40 Recharge, o destaque vai para as mudanças de design da sua grelha frontal, que vai passar a ser a nova cara dos veículos elétricos da marca, incluindo os seus faróis dianteiros compostos por tecnologia de pixéis de topo. Salienta ainda a sua traseira, com uma linha baixa a partir do tejadilho.
O que não pretende mudar é o conforto dos assentos no interior do veículo, oferecendo ainda diversas cores e opções de personalização aos seus clientes. Não faltará um sistema de infontainment, desenvolvido em parceria com a Google e baseado em Android, garantindo a utilização de apps como o Google Maps, Assistant e outros devidamente integrados no sistema. O carro terá mesmo conetividade para transferência de atualizações em formato wireless.
O veículo tem dois motores elétricos gémeos, colocados na sua frente e traseira, alimentados por uma bateria de 78 kWh. A bateria tem carregamento rápido, conseguindo acumular 80% de energia em cerca de 40 minutos. A sua autonomia é de 420 quilómetros, mas que a fabricante espera melhorar através de atualizações de software.
Tal como referido anteriormente, o C40 Recharge apenas pode ser adquirido online, na sua loja.
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