Mais de metade da população mundial já usa internet móvel, num universo de mais de 4 mil milhões de pessoas, segundo dados apurados pela GSM Association. Por ligar permanecem 3,8 mil milhões e nem todas por estarem em zonas onde a tecnologia não chega.  

Na verdade, a maioria das pessoas que continuam sem tirar partido da banda larga móvel residem em zonas onde a tecnologia está disponível, “apenas” 450 milhões estão em zonas sem cobertura de tecnologias móveis.  Como sublinha a GSMA, o grande desafio global está por isso agora em fazer com que os 3,4 mil milhões de pessoas que em todo o mundo já podem usar banda larga móvel e não o fazem, passem a usá-la. 

O maior problema continua a ser o preço destes serviços, inacessível para uma larga fatia da população. Os dados recolhidos mostram que 93% da população não ligada à banda larga móvel, mas com serviços disponíveis, está em países onde o nível médio de rendimentos é baixo ou médio. 

A Covid-19 teve um impacto importante neste tema, fazendo com que uma fatia importante da população mundial deixasse de ter condições para pagar por serviços de banda larga móvel. As mulheres são as mais afetadas, destaca a GSMA, ainda que nesta área também haja progressos a registar.

Além dos rendimentos, continuam a impedir uma maior adesão aos serviços de banda larga móvel, a falta de awareness em relação à tecnologia ao seu potencial, assinalada por um quarto dos indivíduos auscultados para o estudo, e a falta de competências digitais.  Os dados, compilados no estudo State of Mobile Internet Connectivity também mostram que, desde 2019, mais 225 milhões de pessoas em todo o mundo passaram a usar internet móvel. 

Tek GSMA
créditos: GSMA

No final de 2020, só 6% da população mundial permanecia em zonas sem cobertura de serviços móveis. O maior progresso nesta evolução - recorde-se que em 2014 só um quarto da população mundial tinha acesso a estas tecnologias - registou-se entre 2014 e 2018. 

Em 2020, este indicador continuou a evoluir, de forma marginal mas ainda assim relevante. O número de pessoas cobertas por banda larga móvel avançou um ponto percentual no ano passado, mas com isso a tecnologia ficou ao alcance de mais 450 milhões de pessoas. 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.