Os operadores de telecomunicações que têm direito a fornecer serviços de 4G em território nacional - Optimus, TMN e Vodafone -, vão assegurar os serviços de Internet de banda larga móvel em mais 480 freguesias, depois de a lista de distribuição de freguesias ter sido aprovada pela Anacom.

Aquando do leilão do 4G, os três operadores ficaram obrigados a cobrir 160 freguesias cada um, fruto dos dois lotes que adquiriram na frequência dos 800MHz. A lista de 480 freguesias tinha sido definida em setembro de 2012, tendo-se seguido o período de escolha.

O distrito de Bragança é dos mais beneficiados ao ter 117 novas freguesias com cobertura 4G, seguindo-se a Guarda com 100 freguesias.

A Vodafone foi a primeira operadora a escolher as 160 freguesias a cobrir, seguida da TMN, tendo ficado a Optimus com as 160 freguesias remanescentes das 480 definidas pela Anacom. O regulador escolheu os locais através de critérios como a distância entre cada sede de freguesia e a estação móvel que lhe está mais próxima.

A listagem definitiva foi aprovada pela Anacom a 22 de agosto, numa deliberação onde o regulador dispensa uma audiência prévia dos interessados por todo o processo ter decorrido em conformidade com as regras definidas.

A lista das 480 freguesias e do operador que está obrigado a garantir o 4G nas localizações pode ser consultada aqui.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.