
Ao longo deste ano deverão juntar-se aos serviços de 4ª geração móvel meio milhão de novos utilizadores. A conclusão é da empresa de estudos de mercado InStat, que sublinha o carácter ainda regional da evolução do uso da tecnologia no ano em curso.
Os Estados Unidos e a Europa Ocidental são as regiões do globo que merecem o destaque da empresa. "O resto do mundo não começará a adoptar a tecnologia 4G de forma significativa até 2012", refere uma nota de imprensa.
Os operadores continuarão a tentar tirar partido das redes de terceira geração e da tecnologia HSPA, embora a migração para o 4G surja com uma pressão competitiva crescente, por causa dos cada vez maiores volumes de dados transaccionados.
A InStat também aponta um crescimento de 30 por cento no número de subscritores de serviços WCDMA/HSPA e HSPA + entre 2010 e 2014. Em 2014 existirão na Europa Ocidental 540 milhões de utilizadores 3G ligados a tecnologias WCDMA, diz a mesma fonte.
Recorde-se que na Europa os países nórdicos são os mais avançados na adopção do LTE, tecnologia de suporte ao 4G. Operadores como a Telenor ou a TeliaSonera estão na linha da frente, com planos que o TeK já aqui detalhou. Quer no caso da Telenor, quer no caso da TeliaSonera.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde de velocidade no circuito de Nürburgring Nordschleife -
App do dia
Assuma o papel de um diretor da prisão de alta segurança em Lands of Jail -
Site do dia
Organize o fluxo de trabalho da equipa com o Monday.com -
How to TEK
Usa a bateria do iPhone de forma correta? 8 dicas para ganhar autonomia e vida útil
Comentários