De acordo com novos dados da ANACOM, no terceiro trimestre do ano, o número de estações base 5G instaladas em Portugal teve um crescimento de 5%, com 395 estações. A entidade reguladora avança que o número de freguesias em que existem estações 5G também registou um crescimento de 5%.

Entre elas incluem-se freguesias de Baixa Densidade com estações 5G (mais 10%), correspondendo a 86 novas estações, assim como freguesias nas Regiões Autónomas com estações 5G (mais 1%), com mais 2 novas estações.

Segundo a ANACOM, a NOS é a operadora que, até à data, instalou mais estações base 5G, seguindo-se a Vodafone e a MEO. Olhando para a variação do número de estações instaladas face ao trimestre anterior, a NOS registou um crescimento de 4% (mais 164 estações), a Vodafone 7% (mais 181 estações) e a MEO 4% (mais 50 estações).

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

No final do terceiro trimestre do ano, o número de estações base 5G instaladas em Portugal era de 8.229, distribuídas pela totalidade dos concelhos no país e por 1.924 freguesias, correspondendo a 62% das freguesias no país. A ANACOM detalha em comunicado que, neste período, a NOS instalou um total de 3.889 estações. Segue-se a Vodafone, com 2.950 estações e a MEO, com 1.387 estações base 5G.

No que respeita à densidade de estações, esta é, em média, de uma estação base por cada 11 km2. “A densidade de estações de base no território nacional aumentou em relação ao último trimestre, registando-se, portanto, uma melhoria deste indicador”, afirma a entidade reguladora. É também possível verificar que existem 80 estações de base 5G por 100.000 habitantes.

A ANACOM realça que os indicadores comprovam o crescimento das redes de quinta geração em Portugal, revelando que “não existe uma distribuição homogénea em todo o território”. A maior concentração de estações encontra-se ao longo da faixa litoral ocidental, sobretudo entre Viana do Castelo e Setúbal, e da faixa litoral meridional (Algarve). A MEO é a operadora com estações base 5G num maior número de concelhos (305). Segue-se a NOS, com presença em 293 concelhos, e a Vodafone em 281.

5G vai continuar a ser grátis até 31 de janeiro de 2024. Operadoras prolongam uso experimental da tecnologia
5G vai continuar a ser grátis até 31 de janeiro de 2024. Operadoras prolongam uso experimental da tecnologia
Ver artigo

Dos 308 concelhos que existem em Portugal, 276 têm estações base instaladas pelas três principais operadoras. Em comparação com o trimestre passado, há mais 13 concelhos que contam com a presença das três operadoras, indica a ANACOM.

O número de concelhos com estações base instaladas por dois operadores é de 19 concelhos e o número de concelhos que apenas dispõem de estações de base instaladas por um único operador é de 13 concelhos. “Observa-se, assim, um aumento da representatividade destes três operadores ao nível dos concelhos”, afirma a entidade reguladora.

Ao todo, a área total das freguesias onde não existem estações 5G representa 27% do território nacional, correspondendo a cerca de 10% da população nacional. 

Para as unidades administrativas Douro, Beiras e Serra da Estrela, Beira Baixa, Médio Tejo, Alto Alentejo, Alentejo Central, Alentejo Litoral e Baixo Alentejo, o número de estações de base 5G continua a ser significativamente menor do que aquele que existe nas restantes regiões do país.

A maioria das estações base 5G (59% do total, correspondendo a 4.897 estações) encontra-se em Áreas Predominantemente Urbanas. Já 16% (1.286 estações) estão em Áreas Mediamente Urbanas e 25% (2.043 estações) em Áreas Predominantemente Rurais

A ANACOM indica que 63% das estações se encontram instaladas em em freguesias que não são de Baixa Densidade. 77% das freguesias que não são de Baixa Densidade dispõem de pelo menos uma estação 5G. Apenas 30% do total de estações estão instaladas em freguesias de Baixa Densidade.

De acordo com a entidade reguladora, “verifica-se uma clara preferência pelo uso das faixas dos 700 MHz e dos 3,6 GHz para a tecnologia 5G”.

Considerando o número total de estações existentes (2G, 3G, 4G e 5G), a NOS é o operador com maior número de estações, com um total de 18.271 estações (35%). A  Vodafone tem 17.690 estações (34%), e a MEO um total de 15.569 estações instaladas (30%).

A ANACOM aponta que muitas das estações de 2G, 3G, 4G e 5G de cada operador estão localizadas num mesmo local. Observa-se que a Vodafone tem estações em 5.318 locais, a MEO em 5.125 locais e a NOS em 5.031 locais.

Nota de redação: a notícia foi atualizada com mais informação (última atualização: 12h40)