No final do segundo trimestre de 2017, 3,6 milhões de portugueses subscreviam serviços de telecomunicações em pacote. O valor representa uma adição de 64 mil novos clientes, traduzidos numa subida de 1,8% face ao trimestre anterior e de 7,8% comparativamente ao trimestre homólogo.

A modalidade de ofertas em pacote mais popular continua a ser a 5P, que oferece internet fixa, internet móvel, telefone fixo, telefone móvel e televisão. Do total de subscritores de serviços em pacote, 1,49 milhões (41,3%) opta por esta solução.

A opção 3P, com soluções de telefone fixo, internet fixa e televisão, é a segunda mais escolhida pelos portugueses. Estes serviços contam com 1,477 milhões de subscritores, representativos de 40,8% do total.

Apesar destas opções serem as mais representativas, foi a modalidade TVS+BLM (televisão e banda larga móvel), que pela primeira vez registou subscritores (42 mil) que mais contribuiu para o crescimento da contratação de serviços de telecomunicação em pacotes.

No trimestre em análise, a MEO voltou a deter a quota de subscritores de pacotes de serviços mais elevada (39,5%), seguida da NOS (39%), líder no trimestre anterior. Vodafone e Grupo Apax tinham, respetivamente, 16,4% e 4,9%.

Em termos de receitas, a MEO tinha uma quota de 41,3 %, seguindo-se o Grupo NOS (40,1%). O Grupo NOS liderava nas modalidades 3P e 4P enquanto a MEO liderava nas modalidades 2P e 5P, tanto em termos de subscritores como em termos de receitas.