Marcado para o próximo dia 13 de outubro o apagão da TV analógica na Nazaré vai apanhar muito pouca gente desprevenida, a julgar pelo inquérito conduzido pela Marktest na zona de influência do retransmissor daquela região. Os dados da análise mostram que, no final de Setembro, 90% dos inquiridos já estavam preparados para receber Televisão Digital Terrestre, enquanto 5% têm intenção de se preparar antes do desligamento.

Os dados do inquérito revelam ainda que 99% dos inquiridos conhecem ou já ouviram falar na TDT. Número idêntico de inquiridos diz ter uma ideia de quando o apagão do sinal analógico de televisão vai acontecer, sendo que 94% sabem exatamente a data do switch off.

Sobre as alterações necessárias para fazer a migração, 95% têm conhecimento que necessitam de
um televisor MPEG4 ou um descodificador.

O apagão do sinal analógico de televisão vai abranger no concelho da Nazaré, as freguesias de Famalicão, Nazaré e Valado de Frades, e, no concelho de Alcobaça, as freguesias de Alfeizerão e Cela.

Nas freguesias de Famalicão, na Nazaré, e de Alfeizerão, em Alcobaça, as populações vão passar a receber o sinal de televisão via satélite, mas o inquérito revela que apenas 30% dos residentes nestas freguesias têm conhecimento que estas vão passar a ser zonas DTH.

A Nazaré será a terceira localidade piloto a aderir à Televisão Digital Terrestre (TDT), depois da cidade de Agualva-Cacém, em Sintra, a 16 de Junho, e de Alenquer, que teve o sinal desligado em Maio.

O alargamento da TDT a todo o país, através do fim das emissões da rede analógica, está previsto para 26 de Abril de 2012.

Refira-se que o calendário para o switch off foi recentemente avaliado numa reunião que juntou o ministro dos assuntos parlamentares e as diversas entidades ligadas ao processo de migração para a televisão digital terrestre, que contudo terminou de forma inclusiva, mantendo-se, até à data, inalterado.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico