O acesso à Internet é essencial para que os alunos, professores e profissionais, que trabalham em estabelecimentos de ensino, consigam realizar as suas atividades. A Anacom anunciou que está agora a participar numa iniciativa lançada pelo Governo de caraterização da banda larga móvel nas escolas através de uma nova versão do portal NET.mede.

A entidade reguladora explica em comunicado que, para se poder fazer a avaliação, foi desenvolvido o NET.mede Escolas. Além de ajudar a avaliar em poucos segundos a qualidade da ligação à Internet, a nova versão do portal quer também esclarecer que tipo de serviços que podem ser usados de forma satisfatória, com a velocidade medida no momento e no local do teste.

NET.mede Escolas

De acordo com a Anacom, os testes de avaliação da banda larga móvel nas escolas começam hoje e decorrem até o próximo dia 21 de agosto.

Recorde-se que a entidade revelou recentemente que, ao longo dos três primeiros meses do ano, foram realizados cerca de 286 mil testes de velocidade através do portal NET.mede, em especial, através de acessos fixos. Em média, foram realizados 3.144 testes por dia.

Foram realizados mais de 280 mil testes de velocidade no NET.mede nos três primeiros meses de 2020
Foram realizados mais de 280 mil testes de velocidade no NET.mede nos três primeiros meses de 2020
Ver artigo

O valor representa um aumento de 88% em relação ao trimestre anterior e um de 58% em comparação com o mesmo período no ano passado. Para o aumento registado contribuíram os múltiplos testes realizados desde 11 de março de 2020, altura em que a Organização Mundial de Saúde declarou o estado de pandemia.

Entre 1 de janeiro e 10 de março foram realizados, em média, 2.563 testes por dia. Já a partir de 11 de março até ao final do mês, o número quase duplicou, passando para 5.081 testes diários. A partir do primeiro trimestre do ano, passaram a ser também contabilizados os testes feitos através da app NET.mede.