O CEO da PT Portugal destacou hoje a vontade da empresa de continuar a investir e a inovar, com um plano para ligar mais 3 milhões de casas nos próximos cinco anos e chegar aos 80 Gbps em velocidade simétrica com NG-PON2 através de tecnologia inovadora, desenvolvida em Portugal pela PT Inovação, .

"Queremos estar no top 10 dos países com mais fibra ótica no mundo" garantiu Paulo Neves.

Questionado pelo TeK sobre o acordo que foi feito com a Vodafone para partilha de rede ainda em 2014, Paulo Neves explicou que este acordo “está cumprido” e que termina agora em Novembro.

O acordo foi anunciado em 2014 e previa a partilha de infraestrutura de fibra para 900 casas, 450 mil de cada um dos lados. A ideia era que as duas empresas pudessem explorar essas ligações comercialmente, alargando o impacto da infraestrutura montada.

Segundo o TeK apurou, a Portugal Telecom já terá entregue as 450 mil casas à Vodafone para que a empresa possa ai oferecer os seus serviços de Internet e TV. Sobre a forma como está a ser explorada esta rede não há mais informação, nomeadamente sobre os resultados obtidos em termos de conversão destes alojamentos onde chega a fibra em clientes efetivos dos serviços.

Recorde-se que o acordo de partilha entre as duas empresas é válido por 25 anos e acabou por exigir mais investimento em criação de rede por parte da Vodafone do que da Portugal Telecom. Na altura a PT somava com este acordo uma rede de fibra ótica que chegava até 2,1 milhões de casas e a Vodafone dava mais um passo para concretizar o objetivo de chegar até dois milhões de casas em 2015. 

Paulo Neves garantiu que este novo investimento em rede de fibra agora anunciado para mais 3 milhões de casas é “apenas da PT”, mas não afastou a hipótese de existirem acordos de partilha de rede com outros operadores, como aconteceu com a Vodafone em 2014.

O CEO da PT Portugal escusou-se ainda a adiantar o valor do investimento que a empresa vai realizar em fibra ótica, adiantando apenas que “será o necessário”.