
O MEO testou com sucesso o envio de SMS e a realização de chamadas de voz em Portugal através de Satellite Direct-to-Device (D2D), uma tecnologia que permite a conectividade direta entre dispositivos móveis via satélite.
Este tipo de solução destina-se a garantir a resiliência do serviço de comunicações móveis, mesmo quando a cobertura tradicional não está disponível, abrangendo todos os ambientes, incluindo zonas remotas e ou de difícil acesso, como áreas marítimas.
Clique nas imagens da galeria para mais detalhes
Os testes foram realizados em parceria com a Lynk Global, numa área remota da Ilha de São Miguel, nos Açores.
“Com as frequências usadas na rede móvel do MEO, os dispositivos ligaram-se diretamente aos satélites da Lynk, demonstrando com sucesso a realização de chamadas de voz e envio de SMS, utilizando os telemóveis padrão disponíveis no mercado”, refere o MEO em comunicado.
Segundo a operadora, a demonstração provou que a tecnologia D2D pode atuar como um complemento essencial às redes móveis, “assegurando conectividade mesmo em cenários de crise ou desastres naturais que comprometam a infraestrutura terrestre”.
“Este passo não só nos coloca na vanguarda da conectividade global, como também posiciona Portugal como um ponto de referência no uso de satélites para melhorar a comunicação e o acesso à informação em todo o mundo”, afirma José Pedro Nascimento, Chief Technology Officer do MEO, citado na nota à imprensa.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários