GEOSAT, CEIIA e a SATLANTIS estabeleceram uma parceria que prevê reforçar a colaboração ibérica na Constelação do Atlântico e afirmar a liderança de Portugal e Espanha no novo quadro espacial europeu.
Representando um investimento de 20 milhões de euros, a Iberian Space Partnership prevê desenvolver uma rede de satélites para monitorizar e controlar as florestas, bosques e zonas costeiras de Portugal e Espanha e recolher informação sobre biodiversidade e o impacto de desastres naturais na península ibérica.
Na prática, a aliança luso-espanhola visa acelerar o desenvolvimento e chegada ao mercado de produtos e serviços inovadores a partir de imagens de satélite para os mercados da gestão do território, infraestruturas, agricultura, sustentabilidade, seguros e segurança e defesa.
Esta parceria é o resultado da primeira iniciativa de cooperação entre empresas ibéricas no âmbito da Constelação Atlântico, e representará um importante acelerador da implementação da Agenda New Space Portugal, consórcio liderado pela GEOSAT e que inclui vários associados e parceiros da COTEC.
O acordo resulta das ligações desenvolvidas no âmbito da rede COTEC Europa, que reúne empresas portuguesas e espanholas associadas das organizações COTEC dos dois países
Em destaque
-
Multimédia
IRON é (mesmo) um robot humanoide ou um humano disfarçado? Xpeng tira a limpo as dúvidas -
Site do dia
Faça a edição de ficheiros PDF gratuitamente online no website Sedja -
App do dia
North War: Island Defense 3D desafia à construção de um exército e recuperar o reino perdido -
How to TEK
Organize as suas reuniões e videochamadas através do agendamento no WhatsApp
Comentários