A Altice Portugal vai apostar num reforço em redes de telecomunicações nas 10 freguesias do concelho de Porto de Mós em Leiria. Sendo o único operador a garantir a cobertura de fibra ótica da região, a empresa volta a investir, de forma autónoma, privada e voluntária, neste concelho, traduzindo-se numa cobertura de fibra ótica superior a 90% até 2021.

O investimento está alinhado com a estratégia da Altice Portugal no que diz respeito à expansão e fortalecimento da resiliência de infraestruturas de nova geração. A empresa comprometeu-se a até ao final deste ano a levar fibra ótica a 5,3 milhões de casas e empresas e em março deste ano já eram quase cinco milhões.

Luís Alveirinho, chief tecnology officer da empresa (CTO), mostra-se bastante satisfeito com este investimento e explica a sua importância. "A Altice Portugal tem como objetivo investir em regiões de baixa densidade populacional, de modo a potenciar o seu desenvolvimento económico e a inclusão digital alargada em várias regiões do país", explica.

Altice vende 49,99% da rede de fibra ótica e encaixa 2.315 milhões de euros
Altice vende 49,99% da rede de fibra ótica e encaixa 2.315 milhões de euros
Ver artigo

O CTO da Altice Portugal garante ainda que a empresa vai "continuar a privilegiar a expansão da redede fibra ótica no interior do país", mantendo a aposta "nas pessoas e nas regiões que muitas vezes são esquecidas". É também neste contexto que a Altice Portugal vai garantir a cobertura deste território com infraestruturas de última geração.

Este investimento em concreto pretende disponibilizar aos habitantes das 10 freguesias uma maior qualidade de serviço e soluções mais avançadas. Jorge Vala, Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, congratula o projeto da Altice Portugal, o único operador que respondeu ao apelo da autarquia. "A Altice Portugal não só acedeu ao nosso apelo como o compreendeu e abraçou este projeto que o Município de Porto de Mós tem em curso", afirma.

Já em 2019, a Altice anunciava que ia expandir a cobertura da rede de fibra ótica no Alto Alentejo, num investimento de 10 milhões de euros, e que a rede de fibra ótica iria cobrir 85% do território nos concelhos da Covilhã, Gouveia, Manteigas, Seia, Fundão e Oliveira do Hospital, chegando a mais de 144 mil habitantes.