A Altice Portugal realizou hoje, no seu Data Center da Covilhã, a cerimónia de inauguração do projeto de infraestruturação em fibra ótica de nova geração do Maciço Central. Num investimento de vários milhões de euros, seis concelhos e mais de 60 freguesias do Maciço Central da Serra da Estrela vão encontrar-se ligados através de fibra ótica, num total de 78.000 km.

A rede vai cobrir 85% do território, mais de 144 mil habitantes e mais de 90 mil lares e empresas nos concelhos da Covilhã, Gouveia, Manteigas, Seia, Fundão e Oliveira do Hospital, vão passar a ter acesso a serviços de conectividade de alta velocidade.

Para Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal, o projeto “vem dar resposta a necessidades específicas da Região, pois permite que jovens, empresas e clientes instalados nestes concelhos tenham o mesmo acesso e as mesmas oportunidades que jovens, empresas e clientes sediados em Lisboa ou no Porto”.

O evento contou com a presença do Secretário de Estado das Comunicações, Alberto Souto de Miranda, e dos Presidentes das Câmara Municipais que integram o projeto: Covilhã, Seia, Fundão, Gouveia, Oliveira do Hospital e Manteigas.

Alberto Souto de Miranda considera que “pela intervenção do Presidente Executivo da Altice Portugal, percebemos que o lucro financeiro não é apenas o vetor que deve ser considerado pelas empresas. O lucro social é obviamente muito importante e é um fator de assunção da responsabilidade social das empresas. Portanto, cumprimento os autarcas e cumprimento a Altice pelo trabalho que está a fazer”.

Em comunicado enviado à imprensa, a Altice Portugal refere que pretende “continuar o seu caminho de investimento no território português como um todo, fomentando e contribuindo para o desenvolvimento económico e social destas regiões e de Portugal, mitigando desigualdades territoriais e ajudando a melhorar a qualidade de vida dos Portugueses”. Recordamos que no início deste mês a empresa tinha revelado que iria investir 10 milhões de euros na expansão da fibra ótica no Alto Alentejo.