A Altice Labs foi uma das primeiras entidades a entrar nos projetos de desenvolvimento do 5G, no programa Horizon 2020, mas já está a preparar o 6G no âmbito do projeto europeu Terra Nova, como confirmou Alcino Lavrador, general manager do centro de inovação da Altice, num encontro com jornalistas à margem do 4º aniversário dos Labs.

“Estamos num dos 5 projetos europeus de 6G”, explicou o responsável pelo Altice Labs, adiantando que este é um projeto focado na dimensão da velocidade de transmissão da próxima geração de comunicações móveis, que deverá estar próxima dos mil gigabits por segundo, mas que se diferencia também por usar redes não terrestres na interligação das antenas, através de satélites geoestacionários ou não.

Aveiro pode ser a primeira cidade 5G em Portugal
Aveiro pode ser a primeira cidade 5G em Portugal
Ver artigo

“No 6G vamos ter antenas largas, que podem ser superfícies inteligentes, largas e reflexivas, como estradas ou superfícies de prédios”, explica Alcino Lavrador.

A velocidade é só um dos pontos de vantagem porque também a redução da latência será um ponto relevante. No 5G estima-se a latência será reduzida para 4 ou 5 milisegundos, mas no 6G será quase nula, com comunicação Edge de larga escala. Por isso vamos assistir a comunicação direta entre dispositivos, com veículos a servirem para transmitir as comunicações entre si, explica Alcino Lavrador.

Questionado pelo SAPO TEK, Alcino Lavrador admite que a Europa tem ficado para trás no desenvolvimento das mais recentes gerações de rede móvel, como o 5G. “A Europa só esteve à frente no 2G”, afirma o responsável pelo Altice Labs.

A propósito do 5G o centro de inovação da Altice tem estado a trabalhar há vários anos na tecnologia e Aveiro tem sido uma das cidades piloto para o desenvolvimento da rede. Alcino Lavrador afirma que existem em Aveiro 5 antenas 5G e que a Altice tem feito já muitas provas de conceito, em ambiente real, que mostram que a empresa está preparada para avançar com serviços quando existir uma licença.

A propósito do 5G, Alexandre Fonseca, CEO e presidente da Altice, afirmou também que assim que as licenças forem emitidas a empresa está pronta para lançar o serviço em “muito pouco tempo”.

Como exemplo da forma como a empresa está a usar o 5G a Altice faz hoje o streaming do evento que assinala o 4º aniversário do Altice Labs sobre 5G para os colaboradores em todo o país.