O Instituto Nacional da Propriedade Industrial atribuiu à Altice Labs duas patentes internacionais de tecnologias relacionadas com o sector das telecomunicações. As patentes relacionam-se com o SFP duplo GPON e do SFP+ duplo XGS-PON, ambos criados pela Altice Labs. A empresa explica que estas inovações consistem na ligação de duas fibras óticas no mesmo porto do mesmo equipamento e viabilizam o dobro da quantidade de clientes ligados por cada fibra.

Através destas duas novas tecnologias, a Altice Portugal pretende revolucionar a forma como as redes se implementam no terreno, duplicando a sua capacidade, e dessa forma servir o dobro dos clientes, em relação aos sistemas anteriores. O sistema aumenta a largura de banda por interface física do equipamento na central de telecomunicações. Os conversores, desenvolvidos pela Altice Labs, aumentam a densidade de portos por equipamento, alcançando distâncias superiores a 40 quilómetros.

Altice Labs
créditos: (@)Helena Costa

Já a terceira patente foi atribuída nos Estados Unidos e refere-se a um novo sistema e metido para suporte a ligações HTTP permanentes. Segundo a Altice, noutros protocolos, utilizados para fazer a gestão de equipamentos, é necessário que o sistema gestor envie um pedido ao equipamento, para que este se possa ligar ao sistema. E só assim é possível ao gestor enviar uma determinada ação pretendida ao equipamento.

Com a nova tecnologia patenteada, na prática, a ligação não é encerrada e permite ao servidor efetuar ações sobre um equipamento de forma imediata. Dessa forma, aumenta-se a rapidez e eficiência da gestão feita nos equipamentos.