"Com o objetivo de continuar a modernizar a sua rede, garantindo a melhor qualidade de serviço, e dando resposta às crescentes exigências de consumo de dados e do número de devices conectados, a Altice Portugal vai descontinuar, faseadamente, a tecnologia 3G a partir de 4 de setembro de 2023 tendo o processo concluído a 31 de janeiro de 2024", escreve fonte oficial da empresa em resposta ao SAPO TEK.

A operadora que é dona da MEO já tinha colocado online uma página de esclarecimento sobre o processo na última semana, e que já tinha avançado com a comunicação aos clientes. "Esta evolução natural da rede móvel da Altice, que combina várias gerações de tecnologia, tem vindo a ser comunicada aos clientes desde 25 de junho, com o compromisso de os acompanhar neste processo que culminará com disponibilização de infraestruturas de alta capacidade face às exigências de comunicação do futuro", refere a mesma fonte

Hoje a Vodafone Portugal anunciou que vai começar a desligar a rede 3G a partir de junho do proximo ano, num processo faseado que a operadora tinha calendarizado, e que segue a mesma tendência de outras operações na Europa. Questionada pelo SAPO TEK, a NOS confirmou também que vai começar a desligar o 3G a partir de meados do próximo ano, dizendo que estes "é um movimento tecnologicamente natural pelo qual todos os operadores de comunicações irão passar".

3G pode ser desligado em Portugal? Operadoras ainda não têm calendário para fechar a rede
3G pode ser desligado em Portugal? Operadoras ainda não têm calendário para fechar a rede
Ver artigo

A Altice Portugal sublinha que o objetivo é "continuar a modernizar a sua rede, garantindo a melhor qualidade de serviço, e dando resposta às crescentes exigências de consumo de dados e do número de devices conectados", mas antecipa o calendário das principais concorrentes no mercado móvel em quase um ano.

"Este movimento de melhoria das infraestruturas é inevitável face à evolução da tecnologia e à digitalização do País, que a Altice tem liderado, e está a acontecer a nível europeu e mundial", refere a empresa na resposta enviada à redação, sublinhando que "irá permitir uma otimização das potencialidades da rede 4G e 5G, com maior cobertura, velocidade e resiliência e traduzir-se-á em melhorias na experiência do consumidor e das empresas, na utilização de tecnologias mais eficientes e  na sustentabilidade ambiental". 

O SAPO TEK já questionou as três operadoras para perceber quantos clientes ainda existem com acesso ao 3G, e que impacto pode ter também esta mudança em relação aos equipamentos IoT, e voltaremos ao tema assim que houver mais informação disponível.

3G está a ser desligado por várias operadoras internacionais

BNo ano passado, em abril de 2022, as três operadoras nacionais admitiam que desligar o sinal da rede 3G era uma hipótese, por uma questão de eficiência e qualidade dos serviços assegurados pelas redes 4G e 5G. Na altura, as empresas estavam a acompanhar o que estava a ser feito a nível internacional, embora não avançassem com um calendário para descontinuar o sinal.

Várias operadoras nos Estados Unidos e também na Europa começaram esse processo de "phase-out" progressivo ou pelo menos a estabelecer datas para o encerramento do 3G, como é o caso da Orange. operadora francesa vai descontinuar a rede 3G até final de 2028, mas em 2025 deixa de operar em 2G.

O prazo alargado para o 3G prende-se com o facto do número de clientes domésticos que utilizam a rede ainda é muito expressivo, mas do 2G é residual. A operadora vai encerrar o 3G em 2025 em outros mercados internacionais, como a Bélgica, Luxemburgo, Polónia, Roménia, Eslováquia e Espanha, mas o 2G vai manter-se até 2030.

Na Alemanha, a Deutsche Telekom deixou de suportar serviços 3G no verão de 2021 e a tecnologia foi completamente descontinuada por todos os operadores em 2022. Nos Estados Unidos, a AT&T concluiu o processo de desligamento da rede 3G em fevereiro de 2022. Os dois principais concorrentes da empresa no mercado dos Estados Unidos, a T-Mobile e a Verizon prometiam fazer o mesmo até final de 2022, numa operação que deixou literalmente sem rede os clientes com equipamentos mais antigos, sem suporte para 4G ou 5G.

No Japão o desligamento das redes 3G foi feito em março de 2022, com os vários operadores a incentivarem os clientes com campanhas de substituição de telemóveis antigos por modelos mais modernos.

(em atualização)