A Altice Portugal lançou a rede 5G da MEO em janeiro, prometendo a cobertura de todo o território com a rede de quinta geração móvel. Agora, a empresa detalha que a sua rede 5G vai estar disponível em todas as ilhas da Região Autónoma dos Açores até ao final deste ano.

De acordo com a empresa, a cidade de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, tem acesso à quinta geração de internet móvel desde o dia 1 de janeiro, estando a decorrer um período de experimentação gratuita até 31 de março.

Com vista a cumprir o objetivo proposto, a reforçar a “cobertura e qualidade dos serviços prestados”, a Altice indica que está a decorrer, durante o primeiro semestre de 2022, um processo de modernização das redes da MEO na região.

“A rede de fibra ótica irá atingir um valor superior a 97% de cobertura da população e a rede móvel 4G situa-se nos 97,33%, estando previstas 20 novas estações móveis”, detalha em comunicado. "Estas infraestruturas permitem o acesso a comunicações de alto débito e são fundamentais para a adoção gradual do 5G e para tirar partido das novas oportunidades".

“Acreditamos que o 5G é uma ferramenta para garantir a universalidade de acesso das comunicações a todos os portugueses, afirma Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal. A empresa enfatiza que a "adoção gradual da rede móvel 5G vai fazer a diferença na dinamização da economia, das indústrias e do tecido empresarial dos Açores", além de trazer melhorias em áreas-chave, como na prestação de cuidados de saúde, na formação e na educação, e de ter um grande impacto nas comunicações com o continente e o resto do mundo.

No que toca à veretente de inovação aberta, a empresa relembra o polo da Altice Labs, na Ilha Terceira, inserido na iniciativa “Terceira Tech Island” promovida pelo Governo Regional dos Açores. A Altice Portugal detalha que mantém uma forte ligação com o Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, através de ações de mentoria a diversas startups, sendo também parceira estratégica do Azores Innovation Digital Hub.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação (Última atualização: 15h29)

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.