Durante o terceiro trimestre deste ano, a percentagem de assinantes de televisão por cabo, face ao total da população portuguesa, não sofreu qualquer tipo de alteração, mantendo-se nos 13,2 por cento.



Os números recolhidos pela Anacom mostram que a percentagem de subscritores destes serviços representavam 27,9 por cento por cento do total de alojamentos nacionais. No entanto, a entidade reguladora afirma que durante o referido período foram cablados 28 mil novos alojamentos, o que representa um aumento de 0,7 por cento face aos três meses anteriores. Desta forma o número total de alojamentos cablados fixa-se agora nos 3,9 milhões, 45 por cento dos quais localizados em Lisboa.



No final de Setembro existiam 1,4 milhões de assinantes de serviços de distribuição de televisão por cabo, o que representa a adesão de mil novos assinantes em comparação com o trimestre homólogo e um aumento de 0,1 por cento, mas ligeiramente inferior ao registado no trimestre compreendido entre Abril e Junho deste ano.



A Anacom justifica o decréscimo trimestral como um reflexo da actual conjuntura económica, embora esta situação possa ser "reflexo do ambiente concorrencial no mercado de banda larga e da introdução de novas ofertas ao nível dos serviços de acesso à Internet em banda larga", uma vez que, até há pouco tempo, muitos utilizadores aderiam aos serviços de televisão por cabo para ter acesso à Internet.



No trimestre de Julho a Setembro a Região Autónoma dos Açores foi a que se destacou com o maior crescimento no número de assinantes (1,6 por cento), enquanto a Madeira obteve um aumento de 1,2 por cento. A capital continua a ser a região com maior número de assinantes de televisão por cabo com 50,4 por cento do total de subscrições.



A tecnologia Directo to Home (DHT) está a conquistar cada vez mais utilizadores contando no final de Setembro com 403 mil assinantes, um valor 5,3 por cento superior ao registado no trimestre anterior e mais 2,6 por cento em comparação ao mesmo período de 2005. No total, em valores absolutos, foram contabilizados, durante o trimestre em questão, mais 20 mil assinantes de DTH em Portugal.

Notícias Relacionadas:

2006-03-10 - TV por Cabo em fase de estabilidade na angariação de clientes

2005-10-04 - Televisão por cabo atinge taxa de penetração de 29,3% nos lares portugueses