A Ar Telecom, a Novis, a Oni, a Vodafone, a WTS, a PTC e a Broadnet viram reconfigurados os seus direitos de utilização de frequências para a exploração de sistemas FWA.



A emissão dos títulos de reconfiguração foi anunciada hoje pela Anacom e põe fim à primeira fase do plano de acção delineado pelo regulador para a reformulação do processo de exploração destes sistemas.



Da primeira fase do processo fizeram também parte a reformulação do sistema de coberturas nacionais num sistema distribuído por várias zonas geográficas e a audição das entidades licenciadas sobre o interesse na manutenção de licenças para as várias zonas.



Em comunicado, a Anacom explica que o processo permitiu a recuperação de algum espectro, sobretudo depois de alguns prestadores de serviço abdicarem das suas licenças em determinadas zonas geográficas.



O espectro em sobra vai ser redistribuído numa segunda fase do processo, que se iniciou com a faixa de frequência entre os 24,5 Ghz e os 26,5GHz. Nesta faixa regulador já definiu que "a atribuição dos direitos de utilização de frequências será feita através do regime de acessibilidade plena, mas dependendo da apresentação de alguns elementos".



Notícias Relacionadas:

2006-11-29 - Anacom avança com consulta pública para o BWA