O regulador nacional de telecomunicações está a trabalhar há seis meses para garantir o bom funcionamento das comunicações sem fios durante a final da Liga dos Campeões no Estádio da Luz, que vai acontecer no dia 24 de maio.



De acordo com o Jornal de Negócios, “já há diversos elementos da Anacom devidamente acreditados para acompanhar a preparação e a realização do próprio evento, de modo a assegurar que não haja interferências entre os diversos sistemas de radiocomunicações que vão ser utilizados para a cobertura do evento”, disse fonte do regulador.



A maior dificuldade está na coordenação da atribuição de espectro radioelétrico para que os diferentes sistemas de comunicação não interfiram entre si. Isto porque rádios, televisões, jornais online e todo um vasto grupo de elementos de organização – como forças de segurança e de socorro – usam equipamentos que necessitam de comunicações sem fios.



“As equipas de monitorização e fiscalização permitem um acompanhamento contínuo de utilização das frequências e, caso necessário, a resolução de situações anómalas no terreno", explicou fonte da entidade reguladora.



O esforço da Anacom feito em conjunto com a UEFA ganha ainda mais importância tendo em conta os relatos de profissionais que costumam trabalhar no Estádio da Luz.



“Quem não conhece as dificuldades de aceder à Internet durante um jogo no Estádio da Luz com uma placa 3G não conhece nada. Para a esmagadora maioria dos que precisavam de trabalhar a partir do estádio do Benfica, cada jogo era um verdadeiro teste à paciência, uma vez que era praticamente impossível consultar-se a internet ou enviar imagens, a não ser com ligações de alta velocidade”, escreve uma repórter do i num artigo sobre os trabalhos de preparação da Anacom.



A antecipação de problemas de rede é uma etapa importante de preparação de grandes eventos, porque como explicou Inês Henriques, jornalista do SAPO Desporto, na final da Liga Europa em Turim, Itália, muitos profissionais não conseguiram ter acesso à Internet.



Todos os pedidos de licenças temporárias para uso de espectro devem ser dirigidos à Anacom.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico