A Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação realizou ontem um encontro para debater os progressos na Telemedicina e recolher contributos para um novo estudo sobre o tema, actualmente em preparação e com disponibilização prevista para Janeiro ou Fevereiro do próximo ano.



O encontro contou com a presença de várias empresas com projectos na área e Benedict Stanberry, um especialista inglês na matéria que partilhou os avanços britânicos na Telemedicina, mais expressivos depois da criação de um plano nacional de TI, que abriga um conjunto de programas de digitalização que vão desde o registo clínico do utente, às várias áreas de exames.



A história clínica electrónica será aliás uma das novas áreas abordadas no estudo que dá sequência a um trabalho realizado em 2004 sob o tema e-Saúde. O grupo considerou nesta nova edição que a história clínica electrónica é um ponto de partida essencial no conceito de Telemedicina e por isso a associação dedica-lhe um grupo de trabalho. Existem também grupos de trabalho para as áreas da inovação tecnológica; telecuidados e telemonitorização; teleconsultas e telediagnóstico.



As questões da privacidade dos dados nos processos electrónicos revelaram-se principal motivo de debate durante todo o encontro, onde por diversas vezes foi também focada a necessidade de formação TI dos médicos como elemento fundamental no sucesso dos sistemas de Telemedicina.



Notícias Relacionadas:

2006-11-22 - José Magalhães distinguido nos Prémios Sociedade de Informação 2006

2004-07-16 - APDSI reúne testemunhos no estudo e-Saúde