A APRITEL (Associação dos Operadores de Comunicações Eletrónicas) revelou um estudo, realizado pela Deloitte, focado na análise de preços das comunicações eletrónicas na Europa. Foi a primeira vez que se analisaram valores para as comunicações eletrónicas, baseado nos serviços predominantes sobre os consumidores portugueses, refere Pedro Mota Soares, o presidente da Associação.
O objetivo é encontrar uma forma de comparar, “aquilo que for comparável”, visto que em Portugal, 80% dos pacotes de comunicação é de 4P do serviço, baseado em 68% dos consumidores a utilizarem fibra ótica, o que permite então fazer uma comparação efetiva dos produtos disponibilizados aos portugueses.
Quanto gastaria um português os serviços em Portugal, se os utilizasse na oferta dos mercados no estrangeiro, foi a pergunta que serviu como base ao estudo. A paridade do poder de compra em Portugal foi também considerado, assim como os efeitos fiscais, como o IVA.
Francisco Cal, da Deloitte, destaca o desafio do estudo, tendo em conta os serviços equivalentes de Portugal com estrangeiro, e com Portugal como foco geográfico. Foi utilizado com metodologia a observação do mercado, os países que fizeram sentido comparar, e respetivos países, recolher a informação e analisar.
A oferta predominante é de 3p (39%) e 4P o restante, sendo que o 5P ainda é residual, incluindo os canais, o router, internet de 100 Mbps e voz fixa e chamadas móveis (SMS e 1 GB de internet móvel). Prazo de fidelização de 24 meses.
Os países selecionados foram a Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Estónia, França, Hungria, Irlanda, Países Baixos e Reino Unido, como os 10 mais próximos de Portugal, seja a nível de PIB, a cobertura de banda larga e nível de penetração semelhantes, que representassem 80% de cobertura.
Sobre a paridade de valor de compra, no pacote 3P, Portugal apresenta o valor médio em segundo lugar, com 34% inferior à média europeia, atrás da França (com média de preços de 38,60 euros face a 58,05 euros do valor considerado paridade com o poder de compra). E no pacote 4P, mantém o segundo lugar com 20% mais baixo que a média europeia, abaixo da França (com média de 59,94 euros face a 75 euros da média europeia). A Áustria e Alemanha ficam no terceiro lugar consoante os pacotes. Portugal tem mesmo os preços mais baixos que a França, mas os franceses têm maior poder de compra que os portugueses, refere Pedro Mota Soares.
A França tem um valor médio de 31,52 euros, nos pacotes 3P, seguindo-se a Alemanha em terceiro com um valor de 48,04 euros de média. A Bélgica regista os valores mais elevados do estudo, com 73,65 euros. Relativamente aos pacotes 4P, a França mantém a liderança com um valor médio de 47,38 euros, com a Áustria em terceiro com valores de 64,92 euros de média. Neste caso, a Húngria regista os valores mais elevados, com 100,34 euros de média.
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