O mercado de acesso fixo sem fios (FWA) está a registar um forte crescimento, estando previsto que o número de subscritores a nível mundial se aproxime dos 265 milhões até 2029, avança a ABI Research em comunicado.

Segundo os dados da empresa, o crescimento deverá ser de 14% ao ano (CAGR) entre 2023 e 2029, influenciado pelo papel da tecnologia na melhoria da conetividade tanto em áreas densamente povoadas como remotas, tanto junto do mercado empresarial como do de consumo.

Já este ano, a Juniper havia previsto que em 2028 estarão 360 milhões de equipamentos IoT ligados a redes públicas de telecomunicações 5G, com as redes FWA a desempenhar um papel central.

A ABI Research antecipa que o 5G FWA representará 45% da base total de assinaturas até 2029, atingindo 118 milhões, graças a um CAGR de 35%. De acordo com informação do mais recente estudo da empresa, operadoras como a Reliance Jio comprometeram-se a atingir 100 milhões de instalações ligadas ao 5G FWA na Índia, um fator essencial para o crescimento da base de subscrições 5G.

Apesar de não se ter conseguido identificar um tema dominante no MWC, as redes FWA integram a seleção dos assuntos mais importantes levados ao congresso de Barcelona.

Além disso, os avanços tecnológicos no espaço 5G FWA estão também a desempenhar um papel importante, numa altura em que a ZTE anunciou o primeiro CPE AI 5G FWA do mundo durante o Mobile World Congress (MWC) em 2024, melhorando a utilização da largura de banda e reduzindo o congestionamento da rede de CPE 5G, contribuindo ainda mais a adoção desta tecnologia.

Portugal conta, entretanto, com um prémio atribuído no MWC às redes 5G portuguesas pelas suas qualidade e velocidade.

As conclusões apresentadas integram o relatório Fixed Wireless Access market data report, da ABI, elaborado pelo serviço de investigação 5G, 6G e Open RAN da empresa.