A MedUX já tinha partilhado os resultados do estudo sobre a qualidade das redes 5G europeias, onde Lisboa e Porto foram destacados pela velocidade e cobertura. Os prémios foram entregues no MWC 24, à semelhança do que já tinha acontecido em 2023, quando Lisboa tinha ficado à frente de outras cidades europeias pela qualidade da experiência.
A análise da empresa espanhola permitiu atribuir a Portugal mais prémios do que a outros países, com destaque para a situação única de ter duas cidades no top do estudo sobre a qualidade das redes. Este ano, Berlim teve os melhores resultados nos dados e experiência com serviços OTT (Over The Top), mas também conseguiu a melhor Qualidade de Experiência na Europa.
Rafael González, CMO da MedUX, deende que o relatório revela que uma experiência consistente entre serviços e aplicações é fundamental. "A velocidade não é o factor crítico e a indústria das telecomunicações deve adaptar-se para satisfazer as necessidades e prioridades reais do utilizador final”, explica, adicionando que ainda existe grande disparidade entre a qualidade de redes dos vários operadores e na cobertura das principais cidades.
Na entrega dos prémios que decorreu esta segunda feira no MWC em Barcelona, Pedro Mota Soares, secretário-geral da APRITEL, defendeu que estes resultados só são possíveis com o investimento e compromisso das operadoras de telecomunicações em Portugal, que se refletem em benefícios de qualidade para os consumidores. "Estes prémios de cobertura e velocidade do 5G fazem sentido porque tocam na vida das pessoas", afirma.
"Portugal hoje já está acima da média europeia na cobertura do 5G e temos de ter noção que o futuro dos países vai passar pelo digital", adiantou em declarações ao SAPO TEK à margem da apresentação dos prémios. "O sector as comunicações investe 3 a 4% do total de investimento em Portugal e isto demonstra a importância do sector [...] estes prémios são o trabalho de muito esforço, trabalho e investimento", afirma.
O investimento anual ronda os 1,5 mil milhões e embora Pedro Mota Soares admita que é difícil desagregar o que é dirigido ao 5G lembra que nos últimos anos o sector estava a investir cerca de mil milhões de euros por ano e que esse valor aumentou quase 50%, 500 milhões.
Judite Reis, diretora de mobile engineering network da NOS, destacou também a importância desta distinção, e o facto de Portugal receber quatro prémios, sendo o único país com duas cidades no ranking, destacando também o investimento nas redes. "A NOS já investiu mais de 500 milhões de euros desde o início de 2020 até ao terceiro trimestre de 2023", adiantou.
Da mesma forma, José Pedro Nascimento, CTO da Altice Portugal, lembra que o investimento que as operadoras, e a MEO em particular, têm feito nas redes de última geração em Portugal é fundamental para a transição digital. "O estudo da MedUX vem destacar o nosso trabalho, seja em cobertura, capacidade ou qualidade dos serviços que prestamos. Para a MEO, cujo contributo para esta distinção é inquestionável, é um orgulho constatar que estamos a ser bem-sucedidos na missão que assumimos como uma das nossas prioridades: colocar o país no mapa da transição digital na Europa”.
Lisboa e Porto no top das melhores cidades
A análise às redes de 10 cidades europeias foi realizada no segundo e terceiro trimestre de 2023 e os carros das equipas percorreram mais de 4 mil quilómetros, nas cidades que cobrem uma população de mais de 25 milhões de pessoas. O objetivo é medir a forma como os operadores móveis estão a desenvolver e a entregar os serviços de 5G.
Berlim é a melhor cidade para navegar na Internet, transferir dados e jogar com redes 5G, com mais velocidade e fiabilidade, e tempo de carregamento de páginas inferior a 1,550 milisegundos.
Barcelona está em segundo lugar nesta análise de qualidade de experiência, seguida de Paris, Lisboa, Milão e Porto, com indicadores muito próximos, acima de 4,3 numa escala de 5. Roma, Madrid, Munique e Londres estão mais mal classificados neste indicador.
Segundo os dados do relatório, a cobertura mais ampla de 5G está em Portugal, com um registo acima dos outros países e o Porto destaca-se com a melhor cobertura 5G, com 90% de registos da tecnologia. Em termos de velocidade foi Lisboa que ficou à frente, no download e upload de dados, ganhando pela maior consistência.
Segundo a MedUX, a velocidade média de download em Lisboa ficou acima de 537 Mbps, e a velocidade de upload acima de 53 Mbps. Nste indicador, o Porto ficou em segundo lugar, mas com taxas mais lentas que Lisboa em 15 e 33%, repetivamente.
Veja algumas das imagens do estudo da MedUX
Para além do prémio da MedUX a qualidade de rede da NOS foi também mais uma vez distinguida pela Ookla que a classificou como "a rede mais rápida da Europa". No MWC 24 a operadora recebeu mais o prémio com os resultados do estudo que tinha sido divulgado em janeiro.
Judite Reis lembra que é o segundo ano consecutivo que a NOS recebe esta distinção. "Isso é o resultado de um trabalho muito consistente que vamos fazendo. Durante três anos investimos e modernizámos a nossa rede toda, e o que estamos aqui a assistir é o resultado deste investimento", adianta, sinalizando que "nos próximos anos vamos ter um investimento adicional de mais de 100 milhões de euros".
O SAPO TEK está a acompanhar todas as novidades do MWC24 e pode seguir todas as notícias no nosso especial.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
O seu telefone é “esperto” o suficiente? A app Geekbench AI quer servir como tira-teimas -
Site do dia
Tem boa capacidade de observação? Então tente encontrar as personagens em i-Spy -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários