Até ao final deste ano a Asus pretende lançar nove smartphones no mercado nacional. Por enquanto, a empresa revela o primeiro modelo a disponibilizar em Portugal, o P535.



Apresentado esta semana em Lisboa, o smartphone da Asus permite, entre outras funções, sincronizar dados do computador com o equipamento, reproduzir músicas e vídeos armazenados no Windows Media Player e mostrar apresentações em PowerPoint.



Este é o primeiro dispositivo do género a possuir Asus Status, uma aplicação desenvolvida pela marca que permite a verificação do estado da bateria, o espaço em memória RAM e a iluminação aplicada no ecrã através de um único botão.



Outra das características do equipamento é a possibilidade de armazenar na memória flash os documentos em funcionamento quando a bateria do dispositivo fica descarregada.



O P535 inclui ainda uma câmara de 2 megapixeis com autofocus e dispõe de tecnologia OCR para a digitalização de cartões de visita "cujos dados serão armazenados directamente na base de dados" do smartphone, explica um comunicado.



Para os utilizadores interessados em manter a sua documentação privada em segurança, a fabricante inclui no P535 o "My Secret Folders", uma pasta onde só acede quem tiver conhecimento da password estipulada.



O smartphone da Asus inclui um processador Intel Xcale de 520 MHz, 256 MB de memória NAND Flash ROM, 64 MB de SDRAM e permite comunicações tribanda, GSM 900/1800/1900 e GPRS Classe 10.



A Asus argumenta que em 2006 foram vendidos em Portugal mais de 2,7 milhões de smartphones, estando previsto que em 2007 se registe um crescimento de 30 por cento neste segmento de mercado, razão pela qual a marca decidiu estender este negócio ao país.



Até ao fecho desta peça não foi possível apurar o preço do primeiro de nove equipamentos previstos para venda em Portugal este ano, nem se a Asus pretende associar-se a algum operador para comercializar o equipamento.

A Asus planeia o lançamento dos primeiros quatro equipamentos para o primeiro semestre deste ano. Os restantes chegam às lojas na segunda metade de 2007.

Notícias Relacionadas:

2007-01-08 - Vodafone lança primeiro smartphone 3G de marca própria