Nos primeiros três meses de 2012 o número de utilizadores de ligações de banda larga alcançou os 600 milhões. No período o número de ligações deste tipo aumentou em 16,1 milhões, o correspondente a 2,7% face aos três meses anteriores e 11,5% relativamente ao período homólogo.



Os números são do Broadband Forum e mostram que a China continua a liderar em número de utilizadores de serviços de banda larga, com 137,9 milhões e a figurar no top 3 dos países que mais contribuíram para o crescimento do serviço nestes primeiros três meses do ano.

Nos últimos 12 meses o país ganhou 26,4 milhões de novos utilizadores de serviços de banda larga. Rússia, Brasil, Ucrânia e Índia integram a mesma lista, adianta ainda o relatório encomendado à Point Topic.



Por tecnologias, cabe à fibra (FTTH e soluções híbridas) o crescimento mais expressivo, passando a acumular 66,4 milhões de utilizadores em todo o mundo, embora o DSL continue a ser a opção mais usada em todo o mundo.



Os serviços de IPTV também continuam a ganhar terreno e tinham no final de março 65,6 milhões de subscritores, num crescimento de 3,8 milhões. Também nesta área a China tem sido o motor, adicionando três vezes mais novos clientes destes serviços que qualquer outro país.



Face aos últimos 18 meses, os dados mostram que o número de subscritores de serviços de banda larga aumentou em 100 milhões.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.