Nos primeiros três meses de 2012 o número de utilizadores de ligações de banda larga alcançou os 600 milhões. No período o número de ligações deste tipo aumentou em 16,1 milhões, o correspondente a 2,7% face aos três meses anteriores e 11,5% relativamente ao período homólogo.



Os números são do Broadband Forum e mostram que a China continua a liderar em número de utilizadores de serviços de banda larga, com 137,9 milhões e a figurar no top 3 dos países que mais contribuíram para o crescimento do serviço nestes primeiros três meses do ano.

Nos últimos 12 meses o país ganhou 26,4 milhões de novos utilizadores de serviços de banda larga. Rússia, Brasil, Ucrânia e Índia integram a mesma lista, adianta ainda o relatório encomendado à Point Topic.



Por tecnologias, cabe à fibra (FTTH e soluções híbridas) o crescimento mais expressivo, passando a acumular 66,4 milhões de utilizadores em todo o mundo, embora o DSL continue a ser a opção mais usada em todo o mundo.



Os serviços de IPTV também continuam a ganhar terreno e tinham no final de março 65,6 milhões de subscritores, num crescimento de 3,8 milhões. Também nesta área a China tem sido o motor, adicionando três vezes mais novos clientes destes serviços que qualquer outro país.



Face aos últimos 18 meses, os dados mostram que o número de subscritores de serviços de banda larga aumentou em 100 milhões.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira